quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O VERDADEIRO ESPÍRITO DO HATHA YOGA




Texto de:
Swami Satyananda Saraswati

Na literatura Yogue, temos alguns textos confiáveis ​​sobre Hatha Yoga. Um deles, escrito pelo Yogi Gorakhnath, é conhecido como "Gorakhsha Samhita". Outro texto é o "Gheranda Samhita", escrito pelo grande sábio Gheranda. Além desses dois, há outro texto muito conhecido em Hatha Yoga, conhecido como "Hatha Yoga Pradipika", escrito pelo Yogi Swatmarama. Há um quarto texto em Hatha Yoga, conhecido como "Hatha Yoga Ratnavali". Todos esses textos, supostamente, foram escritos a partir do século VI ao século IX.

Há também referências menores ao Hatha Yoga nos antigos Upanishads (antigo texto escrito por sábios, comentários sobre os Vedas). Os Upanishads datam de uma época anterior ao período budista, que foi em torno do século VI, a.C. As referências ao Hatha Yoga feitas nos Upanishads provam que a ciência era conhecida muito antes desse período. Há outro texto muito importante, conhecido como "Srimat Bhagavatam", a história de Sri Krishna. Nesse livro volumoso, há vários capítulos contendo referências ao Hatha Yoga.

Isto é só para lhe dar uma ideia do aspecto histórico do Hatha Yoga. Durante séculos, esses livros têm guiado os aspirantes espirituais. Muitas seitas também foram formadas na Índia, Nepal e Tibete, com base em Hatha Yoga. Qual é o assunto principal, o que realmente importa, nestes livros? Apenas manter um corpo jovem? Ou obter Siddhis (habilidades psíquicas)? Ou desenvolver a capacidade de despertar Kundalini (energia espiritual adormecida) e atingir Samadhi (estado de união com a consciência universal)? Se analisarmos estes textos cuidadosamente, o objetivo torna-se muito claro.

Definição de Hatha Yoga

A fim de tornar claro o assunto, ele foi denominado como Hatha Yoga. Hatha é uma combinação de duas letras, ha e tha. Ha representa a lua e tha o sol. Sol e lua não devem ser entendidos, aqui, como os astros que vemos no céu. Foi explicado em Hatha Yoga que o sol representa o Prana, a força da vida, e que a lua representa a mente, a energia mental. Portanto, Hatha Yoga significa a União das forças prânica e mental. Quando a União entre a força prânica e a força mental tem lugar, então, um grande evento ocorre no homem. Este é o despertar da consciência superior.

Um ponto importante, que tem sido deixado de fora pelos comentadores, é que o Hatha Yoga não é apenas a União do Prana e da mente. Na verdade, significa a União do Prana e da mente com o Self. Agora, vamos tornar isso um pouco mais claro. Na coluna vertebral, existem três Nadis conhecidos como Ida, Pingala e Sushumna. Nadi aqui não significa nervo; não é um canal físico. Nadi significa fluxo, como o fluxo de eletricidade dentro de um cabo de energia. Um fio carrega a força negativa e o outro carrega a força positiva da electricidade. Então, no Hatha Yoga, a Nadi Ida representa a força negativa, o fluxo de consciência; a Nadi Pingala representa a força positiva, o fluxo de energia vital, e a Nadi Sushumna representa a força neutra, o fluxo de energia espiritual.



Localização das Nadis

A União, a conexão entre estes três fluxos, ocorre no Ajna Chakra (centro energético localizado no centro do cérebro atrás do espaço entre as sobrancelhas). Portanto, vamos rever o significado literal de Hatha Yoga. Os comentadores afirmaram que a união entre Ida e Pingala é Hatha Yoga. Mas eu sou obrigado a dizer que a união de Ida e Pingala com Sushumna é Hatha Yoga.

Quando esta União ocorre, há um despertar automático no Mooladhara Chakra, situado na base da coluna vertebral. Esta é a sede da energia primária ou Kundalini Shakti (energia potencial de um ser humano adormecido no Chakra Mooladhara). O despertar da Kundalini é o principal assunto do Hatha Yoga. Através das práticas que são ensinadas no Hatha Yoga, a união é provocada. Como resultado dessa união, ocorre o despertar da Kundalini. Quando o despertar ocorre, então Kundalini ascende aos reinos mais elevados da consciência, e finalmente se estabelece no Sahasrara Chakra (localizado no topo da cabeça, simboliza a fronteira entre os mundos psíquico e espiritual).

Quando Kundalini se estabelece no Sahasrara Chakra, a isso chama-se Yoga, não Hatha Yoga. Esta é a diferença entre Yoga e Hatha Yoga. Por Yoga, eu quero dizer que é a união entre Shakti e Shiva. Shakti é a energia Kundalini; Shiva é a consciência suprema, assentada no Sahasrara Chakra. Quando o despertar ocorre no Mooladhara Chakra, então Kundalini começa a ascender.



Sushumna Nadi - Localização

Ela sobe através de Sushumna, não através de Ida e Pingala. Sushumna é a estrada para Kundalini. Atravessa diversos Chakras, às vezes de repente e às vezes muito lentamente. Quando ela se une com Ida e Pingala no Ajna Chakra, isso se chama Hatha Yoga. Então, após esta primeira união, ela avança para o Sahasrara Chakra. Lá ela se une com a consciência suprema, Shiva. A isso se chama Yoga, que significa "União Final". Portanto, o objeto final do Hatha Yoga é experienciar Yoga.

Ênfase em Shatkarma

Agora, vindo para o lado prático. No Raja Yoga de Patanjali, você tem oito passos: Yama e Niyama são os dois primeiros, Asana e Pranayama somam quatro, Pratyahara e Dharana seis, e Dhyana e Samadhi totalizam oito. A alegação de Patanjali é que você tem que aperfeiçoar Yama e Niyama primeiro. Sem a perfeição de Yama e Niyama, Asana, Pranayama etc. não darão os resultados desejados. O que é Yama e Niyama? Yama significa autocontrole, regras e observâncias: verdade, não violência, celibato, não roubar, não engrandecimento (não enriquecimento). Pureza interna e externa, contentamento, etc. são Niyama.

Iamgem: Esquema Raja Yoga de Patanjali - SYB

Patanjali foi um contemporâneo de Buda e, portanto, eu acho que seu sistema de Yoga foi influenciado pela filosofia budista de Yama e Niyama. Mas os autores do Hatha Yoga são muito claros a esse respeito. Não dizem que Yama e Niyama formam a base deste sistema. A ordem aqui é diferente – primeiro vem Shatkarma (práticas de purificação física e mental). O processo de limpeza e purificação das fossas nasais (Neti), as  série de técnicas de limpeza interna, da cabeça e torácicas (Dhauti), as técnica para lavar e tonificar o intestino grosso (Basti), as técnica de respiração para purificar a região frontal do cérebro (Kapalbhati), as técnica de respiração para purificar a região frontal do cérebro (Trataka) e o método para massagear e fortalecer os órgão abdominais (Nauli) constituem os Shatkarma e com estes, Hatha Yoga começa. Mas Shatkarma sozinho não constitui o todo do Hatha Yoga.
Depois de Shatkarma vem:
-  Asana (posturas físicas);
- Pranayama (técnicas de respiração);
- Mudra (gestos da mão, cabeça ou corpo que detonam uma atitude psíquica);
- Bandha (contração muscular).
Em seguida vem:
- Pratyahara (estado de consciência que se permanece alerta, porém conscientes);
- Dharana (estado de concentração);
- Dhyana (estado de meditação);
- Samadhi (estado de união com a consciência cósmica).

Shatkarmas

Os autores dos textos de Hatha Yoga estavam muito atentos às dificuldades práticas para todos os homens em relação à Yama e Niyama. Além disso, Yama e Niyama têm mais a ver com religião do que com a vida espiritual do homem.

Essa é a razão pela qual os textos de Hatha Yoga não dão ênfase a Yama e Niyama. Começam imediatamente com Shatkarma e dizem que você primeiro deve purificar o corpo inteiro – estômago, intestinos, sistema nervoso e outros sistemas. Então você deve começar Asana e Pranayama. Após isso, você deve ir para a prática de Kriyas (purificação), como Vajroli, Sahajoli, Khechari e Shambhavi. Então, você deve praticar Mudras (gestos das mãos, cabeça ou corpo que indicam uma atitude psíquica), como Vipareeta Karani, Yoga Mudra e outros. Desta forma, será possível entrar em meditação profunda.

Controlar a mente através do controle do Prana

Há outra diferença entre o sistema de Raja Yoga de Patanjali e o sistema tradicional de Hatha Yoga. Os autores dos textos de Hatha Yoga estavam muito conscientes da dificuldade de controlar as flutuações da mente. De fato, não é possível controlar as flutuações da mente. Você pode fazer isso por algum tempo, mas ainda assim, não será capaz de ter sucesso o tempo todo.

Então, eles desenvolveram outro método. Os textos de Hatha Yoga dizem muito claramente que, ao controlar o Prana, a mente é controlada automaticamente. Parece que Prana e mente exercem influência um sobre o outro. Quando os Pranas estão agitados, eles afetam a mente e vice-versa. Algumas pessoas acham mais fácil controlar a mente do que controlar o Prana. Mas eu tenho dado muita atenção a isto. Talvez algumas pessoas possam ter sucesso, mas a maioria das pessoas não pode controlar a mente pela mente. Quanto mais elas tentam, mais a divisão aumenta.

Há outro ponto importante a ser observado. Às vezes, você está inspirado; você se sente muito bem, muito focado. Mas isso não acontece todo dia. Por isso, os autores de Hatha Yoga levantaram outro tema. "Não se preocupe com a mente, ignore-a. Pratique Pranayama."

Pela prática correta de Pranayama, a mente é automaticamente conquistada. Mas os efeitos do Pranayama não são tão simples de gerenciar. Ele cria calor adicional no corpo, desperta alguns dos centros no cérebro, pode impedir a produção de esperma e de testosterona. Também pode reduzir a temperatura interna do corpo. Pode, até mesmo, reduzir a frequência respiratória. Pode alterar as ondas do cérebro. Quando essas mudanças ocorrem, você pode não ser capaz de lidar com isso. Por isso, Hatha Yoga diz que Shatkarma deve ser praticado primeiro.

O objetivo de enfatizar Shatkarma é, então, preparar uma base para as práticas mais avançadas de Pranayama. Shatkarma purifica todo o sistema e remove bloqueios nos trajetos de Ida e Pingala. Quando não há bloqueios nesses caminhos, a respiração em ambas as narinas flui sistematicamente. Quando há fluxo pela narina esquerda, isso significa que Ida está ativa. Quando há fluxo pela narina direita, significa que Pingala está ativa. Mais uma vez, quando o fluxo ocorre pela narina esquerda, significa que a mente é dominante. Quando o fluxo ocorre pela narina direita, significa que os Pranas são dominantes. O fluxo de ar nas narinas, de forma alternada, indica a posição do sistema nervoso simpático e do sistema nervoso parassimpático.

Agora, se Ida está com seu fluxo ativo e você está praticando meditação, você vai dormir e seu cérebro vai produzir ondas delta. Se a narina direita está com seu fluxo ativo e você está tentando meditar, seu cérebro vai produzir ondas Beta e você estará sujeito a muitos pensamentos ao mesmo tempo. Quando ambas as narinas estão com seu fluxo equilibrado, significa que Sushumna está fluindo. Quando Sushumna flui, você pode meditar sem qualquer dificuldade. Despertar Sushumna, tornar o fluxo da Nadi Sushumna ativo, é a coisa mais importante no Yoga.

A base do Pranayama



Pranayama é uma prática muito difícil. Existem muitas variedades de Pranayama, como, Brahmari, Kapalbhati, Bhastrika, Ujjayi, etc. Estes não são realmente Pranayama, são variedades da prática. Nos textos de Hatha Yoga, é claramente indicado que a retenção da respiração é Pranayama. O intervalo entre inspiração e expiração é Pranayama. Quando você inspira e expira, entre estes dois momentos, há um intervalo. Este intervalo pode ser de um segundo, dez segundos ou um minuto. Isso é chamado de retenção de ar – Kumbhaka. Isso é Pranayama.

Quando eu uso a palavra Pranayama não me refiro a Nadi Shodhana, Bhastrika, Brahmari. Estou falando apenas da retenção. Na prática de Pranayama, você deve ser capaz de reter a respiração, mas não é assim tão fácil. Portanto, a não ser que você tenha a base preparada, Yama e Niyama não são tão importantes. Naturalmente, as pessoas são religiosas, então acreditam que devem seguir o dogma. Cada religião tem seu próprio código moral, mas você sabe como é difícil colocar isso em prática. Temos que ser honestos com nós mesmos, não é?

Assim, a fim de praticar Pranayama com uma base adequada, você deve ser capaz de realizar os Bandhas (contração muscular). Pranayama sem Bandha não tem sentido. Primeiro, você deve saber o que são os Bandhas. Pranayama deve ser praticado com Bandhas, na postura sentada adequada e com o Mudra apropriado. Shambhavi Mudra (focando o olhar no centro da sobrancelha) ou Nasikagra Mudra (com o foco na ponta do nariz) deve ser usado.

A combinação de Mudra, Bandha, Pranayama e Asana irá ajudá-lo a conquistar a mente. Aquele que pode conquistar o Prana pode conquistar a mente. E, de acordo com o Hatha Yoga, é mais fácil conquistar o Prana primeiro e depois a mente.

Unidade além da diversidade




Assim é como o Hatha Yoga é introduzido. O Guru instrui seu discípulo em Hatha Yoga e lhe conta sobre a Shakti universal, da qual a Shakti individual é um aspecto. Em certo momento da experiência, ele (o discípulo) quebra as barreiras da mente limitada. Quando as barreiras são quebradas, então a Shakti individual se funde com a Shakti universal.

A mente inferior, que não é verdadeira, torna-se uma com a mente cósmica. Afinal de contas, a Shakti é apenas uma. Por conta da nossa ignorância, temos percebido nós mesmos como diferentes e esta percepção errônea tem que ser quebrada. Eu não sou eu, e você não é você. Nós somos um. Até mesmo nossos corpos não são diferentes. É um todo, mas estamos tentando perceber isso a partir de um ponto de vista limitado. Esta experiência precisa vir à tona, e é através dela que nos damos conta de que a diversidade não é verdade, apenas a unidade é real.

O real propósito do Hatha Yoga

Nos últimos quarenta a cinquenta anos, o Hatha Yoga tem sido aceito como uma ciência terapêutica em todo o mundo e muitos estudos científicos têm sido realizados neste campo. Hoje, nós ensinamos Hatha Yoga para as pessoas, porque é muito necessário. O homem tornou-se doente, e a ciência médica não é capaz de enfrentar este desafio. O Hatha Yoga, no entanto, tem ajudado a todos. Então, nós não queremos desencorajar este aspecto, mas, ao mesmo tempo, não devemos esquecer o que o Hatha Yoga realmente representa.

Por trás de cada homem doente, há um homem espiritual. Por trás de um diabético, há um Yogi. Por trás de um homem que sofre de depressão, há um aspirante. Quando um paciente chega clamando por ajuda, ensine Yoga e faça com que ele se sinta melhor. Trate a sua enfermidade, mas, por favor, não pare por aí. Leve-o mais distante ainda para o domínio espiritual da vida.

Este é o erro que a maioria dos professores de Yoga tem cometido, especialmente no ocidente. Eles recebem um paciente com artrite, reumatismo ou insônia, ensinam-lhe alguns exercícios e pronto. O Hatha Yoga não tem sido utilizado para tratar a personalidade completa do indivíduo. É por isso que os professores não são capazes de elevar o nível de seus alunos. Apenas melhorar a saúde física não é suficiente. A saúde mental também deve melhorar. A natureza deve mudar. A personalidade deve mudar. O psicológico e o quadro psíquico também tem que mudar. Você não deve simplesmente sentir a ausência de doenças, mas libertar-se da escravidão e dos caprichos da mente. Agora, chegou o momento em que os professores em todas as partes do mundo devem compreender e transmitir o verdadeiro espírito do Hatha Yoga.

Fonte:
http://www.yogamag.net/


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...