quarta-feira, 21 de maio de 2014

A ÁRVORE DA VIDA

 Adaptação do texto de
Swami Niranjanananda Saraswati



Swami Niranjanananda Saraswati ensina um ritual simples que todos podem realizar para uma árvore, que é ensinado no Ashram em Munguer.

Adote uma árvore e crie uma relação especial com ela. Todas as noites acenda um incenso e uma chama próximo a árvore regue um pouco de água ao redor das raízes e coloque um pouco de flores.

O símbolo da tradição espiritual é uma árvore. A Cabala fala da árvore da vida. O Baghavad Gita (texto religioso hindu) fala da árvore da existência. Nossa vida é semelhante à de uma árvore. Acima do solo vemos o tronco, galhos, folhas, flores e frutos. No subsolo estão as raízes. Externamente o nosso corpo físico é o tronco, os sentidos são os galhos, os pensamentos, os sentimentos, desejos e emoções são as folhas. As flores e os frutos são nossas realização ou conquistas na vida. E o que está escondido em nossas vidas? O espírito.

Assim como para manter uma árvore precisa-se regar as raízes. Para mantermos uma vida saudável, precisamos regar as raízes da vida, que é o espírito. Se a árvore não for cuidada ela vai adoecer e morrer. Se não cuidarmos da nossa natureza espiritual, ela se torna cada vez mais negativa, a nossa mente mais descontrolada, nossos pensamentos, sentimentos e emoções mais confusos. Faltará força de vontade e sabedoria.

Portanto, a árvore que adotarmos refletirá externamente a nossa natureza interior, o nosso ser interior. O ato de dar água para as raízes da árvore, acendendo uma pequena chama e queimar um incenso representa o que temos de fazer por nós mesmo. Precisamos regar as raízes para fortalecer a nossa natureza espiritual. Precisamos de incenso e luz para que haja fragrância no ambiente, em vez de os odores que vêm da mentes de muitas pessoas, personalidades, atitude e comportamentos. Precisamos acender a chama da sabedoria para dissipar a escuridão. Precisamos oferecer algumas flores para a beleza, para mostrar respeito para o símbolo da vida. 


Foto: Beth - 2005
Fonte: http://www.yogamag.net

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...