terça-feira, 1 de março de 2016

PARA SER UM PROFESSOR DE YOGA


Por Swami Saraswati Niranjanananda


Quais são as qualidades de um professor de Yoga?

Você vai encontrar a resposta no livro de Jonathan Livingston Seagull. Ele era uma gaivota jovem e impetuoso, que queria aprender a voar mais rápido. Ele passou por muitas situações na vida em que houve tanto sucesso e fracasso, e, eventualmente, ele se tornou um mestre. Quando as gaivotas jovens veio a ele apara aprender a voar, ele simplesmente lhes disse: “Vamos começar com o básico”. Uma pessoa que diz: "Vamos começar com o básico" é um verdadeiro professor de Yoga. Uma pessoa que tenta satisfazer as expectativas dos estudantes, esquecendo o básico, não é um professor de Yoga.

Simplicidade

Cada sistema tem uma disciplina. Quando começamos a aprender matemática, não saltamos para álgebra ou matemática superior imediatamente. O professor vai ter que começar logo no início com a aritmética básica simples. Isso é como um professor de Yoga deve ser. Professores de Yoga devem ter um plano e cumpri-lo. Eles não devem alterá-lo de acordo com a opinião dos alunos. Estamos presos pelas opiniões de outras pessoas. Nós pensamos que se não ensinamos o que eles querem, eles procuram outro professor e perdemos assim nossa renda. Esta é uma grande fobia na mente dos professores de Yoga. Com esta atitude não se ensina Yoga corretamente.

O Yoga não deve ser restrito, limitado ou alterado de acordo com as necessidades das pessoas que vêm para a classe. Devemos ter um plano, e nesse plano sempre começar com o básico. Temos de ser professores de Yoga simples. No processo de aprendizagem, é tudo certo para aprender os detalhes intrincados, os diferentes métodos e meios de fazer algo, mas quando se trata de ensino, devemos sempre começar com o básico. Se um professor de Yoga se torna complexo, ele vai além da cabeça do aluno. Simplicidade de instrução, simplicidade da prática e simplicidade para orientar os alunos devem se tornar a marca de um professor de Yoga, não tentando provar que ele sabe mais do que outro professor.


- 07 de novembro de 2004, Ganga Darshan, Munger

Um comentário:

  1. Claro, tratando de demostrar que sabe màs que otros profes de yoga, estaria uno buscàndose a sì mismo.,y tal vez sin darse cuenta con claridad.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...