domingo, 19 de março de 2017

CONSCIÊNCIA

  
Swami Niranjanananda

Na ausência de consciência, o Yoga não frutifica na vida. Você pode praticar Hatha Yoga e meditação por quarenta anos, mas isso não é Yoga.

Há uma bela declaração de Swami Sivananda. Alguém lhe perguntou: "Posso ir às cavernas e praticar minha meditação em isolamento e silêncio?" Swami Sivananda disse: "Não é necessário, por mais que você vá para a caverna, você estará gastando seu tempo dormindo e fantasiando, construindo castelos no ar durante a meditação." Esta é uma resposta muito apropriada e verdadeira, pois quando estiver sozinho o que você faria sem nada para desviar e extroverter sua mente? Você estaria dormindo na meditação, e quando sentar para meditar, só estaria construindo castelos no ar, porque não há ninguém para guiá-lo. Qual foi a sua conquista até hoje? Você não pode controlar sua raiva, seu humor, seu comportamento e suas expressões.

É esse o resultado da meditação? Você é negativo, você é agressivo, você é violento, não está em paz consigo mesmo e é destrutivo para si mesmo. Portanto, a meditação não é Yoga, Hatha Yoga não é Yoga, Raja Yoga não é Yoga, Karma Yoga não é Yoga, Bhakti Yoga não é Yoga.

O cultivo da consciência é Yoga, o cultivo da sabedoria junto com a consciência é Yoga, e o cultivo das qualidades apropriadas da vida juntamente com Sadhana (prática), qualidades que podem ajudá-lo a crescer e desenvolver, é Yoga. Os diferentes Yogas, seja Hatha, Raja, Kriya ou Kundalini Yoga, são apenas uma ajuda para o desenvolvimento desta consciência Yoguica, nada mais que isso. Eles não são o objetivo final.

Viva o Yoga

Desta forma, vocês são apenas professores de Yoga. Você pode dizer que é um professor de Yoga, mas não que é um Yogi, porque não experimentou Yoga. Você praticou Yoga, ensinou as posturas e técnicas, mas o Yoga não está incorporado em você. Tem que chegar a esse ponto. Sua realização real na vida é quando você puder absorver o Yoga como consciência, como as qualidades positivas que florescem dentro de você, como a sabedoria que desponta e que se expressa através de você. O que o impede de desenvolver consciência em sua vida? Seus hábitos e condicionamentos impedem, porque criam barreiras no desenvolvimento da consciência. É muito difícil superar um hábito ou um condicionamento, porque você nunca deu atenção a ele. Você está sempre tentando tomar e tomar, sem tentar mudar internamente. Até que você seja capaz de limpar o quadro-negro, para mudar o seu condicionamento e hábitos, nada pode ser escrito sobre ele.

Portanto, o Yoga inicialmente tem que tornar-se um método de limpar o quadro-negro, não escrever sobre o que já está lá. As pessoas querem escrever no quadro-negro sem aniquilar nada, porque estão ligadas ao que está lá: sensualidade, consciência sensorial, ideias intelectuais, expressões emocionais, crenças, e estes são todos condicionantes. Se as pessoas restringem a mente, restringem a personalidade, então como pode haver uma experiência de liberdade?

Desfazendo os nós

Para experimentar a liberdade você tem que liberar as amarras, você tem que liberar aqueles nós chamados "condicionamentos" e "arquétipos", os Samskaras. Portanto, o Yoga tem que criar uma forma de melhorar a qualidade dos Samskaras, não apenas uma forma de melhorar a qualidade do corpo, a qualidade do pensamento ou a qualidade da meditação. Ele tem que tornar-se um processo através do qual você pode melhorar a qualidade dos Samskaras que você expressa na vida. Isso é o Yoga na prática.

A meditação não é a resposta, porque você não treinou para meditar. Você acha que fechar os olhos e visualizar algo é meditação, ou fechar os olhos e se concentrar em algo é meditação. Você acha que a meditação é a interiorização da mente, mas não, não é. A meditação é um estado da mente. Assim como paixão ou medo é um estado da mente, meditação é um estado da mente também.


Asanas, como geralmente praticado, também são irrelevantes. Hoje você tem dor no joelho, amanhã você tem dor no ombro. Afinal, o corpo seguirá seu próprio Dharma (caminho natural) e se você praticar hoje para remover a dor em seu joelho e amanhã para remover a dor em seu ombro, então todo o foco do Asana torna-se físico, reduzido a alongamento para sentir-se bem. Quando viajo, vejo aqueles exercícios aeróbicos na TV, com música e dança, passando por Yoga. O que está realmente acontecendo com o corpo naquele momento? Você move e solta o corpo, se sente enérgico por um tempo - tudo bem com isto, mas o quê além disso?

Nos Yoga Sutras, conforto e quietude é definido como Asana (2:46): Sthirasukhamasanam. Estável e confortável deve ser a postura. Aquele conforto e quietude não são apenas físicos, mas também psicológicos e espirituais. É multidimensional.

Asana tem que levá-lo a esse nível multidimensional de conforto, estabilidade e quietude que inclui a mente, as emoções, a psique humana e as expressões da psique humana. Em nossa tradição, não consideramos Asanas como sendo físicos. Há muitos professores de Yoga que leem um livro, reúnem dez pessoas e tornam-se "Mestre". Eu chamo essas pessoas de professores de Yoga "sem instrução", porque um professor de Yoga educado ensinará Hatha Yoga de uma maneira totalmente diferente: não para esticar o corpo, mas como um processo de experimentar as dimensões sutis da personalidade.

A consciência desempenha um papel muito importante neste processo. A realização da consciência, da sabedoria, da harmonia interior e do Samskara apropriado é a prática verdadeira do Yoga. Se você tiver uma dor de cabeça você pode tomar um comprimido que irá ajudá-lo a remover a dor de cabeça. Algumas pessoas têm uma reação à aspirina, então eles precisam encontrar outro remédio. Cada organismo responde de forma diferente a cada produto químico. Da mesma forma, mesmo no Yoga cada pessoa responde de acordo com sua natureza e atinge um nível diferente. Portanto, é importante encontrar a combinação certa de Yoga para si mesmo. Yoga não é uma prática universal; é um Sadhana muito pessoal. Pode-se aprender algumas práticas gerais em uma aula, mas como Sadhana é preciso ter o programa certo, um programa adequado projetado para superar o condicionamento limitado e os Samskaras da mente. Estas técnicas, praticadas com consciência, dão luz ao discernimento e ao comportamento harmonioso na vida.

Fonte: De On the Wings of the Swan, Volume VII, Swami Niranjanananda Saraswati


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