sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

O FOCO DO YOGA


Swami Niranjanananda Saraswati

 Por Swami Niranjanananda Saraswati


O objetivo de Sri Swamiji não era ensinar vinte Asanas, Pranayamas, técnicas de Pratyahara ou Dharana às pessoas, mas garantir que houvesse um foco e objetivo para a prática do Yoga. Este foco ou objetivo foi dado pelo próprio Swami Sivananda.

Quando o Yoga se tornou popular no século passado, todos pensavam que as práticas do Yoga levavam a estados mais profundos de meditação e autorrealização. No entanto, em nenhum lugar da literatura Yogui se diz que o Yoga levará à iluminação. O foco não é a iluminação, realização, Samadhi ou Moksha. É a gestão da vida, em uma frase simples. Isso se relaciona a duas coisas especificamente, conforme mencionado nas tradições Yoguis:

Nasti maya samah pasho
Não há maior servidão ou laço do que Maya.

Maya é uma ilusão e a mente está sempre em um estado de ilusão. É essa ilusão que deve ser removida. Esse é o ponto um. O segundo é:

Nasti ahamkarat paro ripuh
Não há maior adversário na vida do que seu próprio ego.

Observe como os Yoguis brincaram com as palavras aqui. Com duas palavras simples, eles definiram o propósito do Yoga. As ilusões da mente devem ser removidas e a natureza egocêntrica deve ser harmonizada. Por que alguém tem uma natureza egoísta, agressiva e reativa? Devido aos desejos e expectativas, que são novamente expressões da mente. Assim, duas ideias, superar a ilusão e regular sua natureza, são a base do Yoga.

O antídoto para esses dois é a sabedoria e o Yoga:

Nasti jnanat paro bandhuh
Não há amigo maior do que sabedoria, compreensão, conhecimento.

Nasti yogat param balam
Não há força maior do que o Yoga.

Conhecimento, consciência, compreensão e Yoga com suas aspirações, práticas e princípios, juntos, tornam-se o antídoto para Maya e o egoísmo. Essa é uma teoria: a de que o propósito do Yoga é superar as influências e efeitos de Maya e torná-lo mais expansivo e pacífico.

- 3 de outubro de 2016, Treinamento Progressivo de Yoga Vidya.


Fonte: www.yogamag.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...