Em postagens anteriores falamos sobre a Convenção Mundial do Yoga (veja aqui) realizado em outubro de 2013, no qual foi um marco importante na história da Bihar School of Yoga. Swami Niranjan em 18 de janeiro de 2014, falou pela primeira vez depois da Convenção para os estudantes do Curso de Sannyasa Peeth, em Munger. Veja abaixo seu importante discurso sobre
o futuro do Yoga.
Swami Niranjan |
Por: Swami Niranjanananda Saraswati
A propagação do Yoga
A história da Bihar School of Yoga tem 50 anos -
a Convenção comemorou o Jubileu de Ouro da instituição. Nesses 50 anos de
história - o primeiro capítulo do livro da tradição Bihar Yoga - o foco foi na
propagação do Yoga.
Desde a fundação da Bihar School of Yoga, em
1963, até quando cheguei aqui, em 1983, Sri
Swami Satyananda tinha um único objetivo, visão e missão: a propagação das
técnicas Yoguis como uma ciência e um
estilo de vida. Para isso, ele viajou incansavelmente por muitos anos por todos
os cantos da Índia e do mundo, inspirando pessoas a entender, vivenciar e
concretizar o Yoga, e adotá-lo em
suas vidas. Ele entrou em contato com pessoas de todas as comunidades em todo o
mundo, ensinando-lhes os princípios e as práticas do Yoga, e dando a todos uma finalidade, uma visão e uma aspiração
para se alcançar através do Yoga.
Como resultado dos esforços de Swami Satyananda, essas pessoas que foram
inspiradas pela visão dele contribuíram da sua maneira. Alguns se tornaram
professores de Yoga em seus próprios
centros, ensinando pequenos números de pessoas; outros se tornaram professores
de Yoga sem ter um centro de Yoga próprio, mas entrando em contato
com diferentes áreas da comunidade até grupos pequenos; e outros montaram
centros de formação em Yoga.
Dessa forma, as sementes do Bihar Yoga foram
plantadas no mundo por Sri Swamiji,
mas as pessoas não perceberam qual era a real intenção do Bihar Yoga. Elas
simplesmente o adotaram como uma prática que podem fazer para melhorar a saúde
física, psicológica, e possivelmente espiritual também.
Trazendo o Yoga até a sociedade
Depois, em 1983, vim para a Bihar School of Yoga
e me tornei o responsável pelo lugar, e, por 25 anos, o foco era trazer o Yoga para todos os outros níveis da
sociedade. De 1983 a 2008, houve a integração do Yoga em muitas áreas diferentes da sociedade, trazendo informações
e resultados fantásticos àqueles envolvidos nesse processo e às pessoas que
praticavam técnicas de Yoga em
situações diferentes. O Yoga foi
apresentado para profissionais, indústrias, para o exército, em estações de
trens, prisões, faculdades de medicina, clubes e até vilas e áreas rurais. O Yoga também foi para as esferas
acadêmicas e médicas, e esteve envolvido em pesquisas médicas, científicas e
psicológicas.
Essas são as conquistas dos últimos 50 anos. A
ordem que foi dada por Sri Swami
Sivananda para nosso Guru Sri Swamiji
- "Levar a mensagem do Yoga de
porta em porta e de costa a costa" - foi alcançada. O resultado foi visto
durante a Convenção Mundial de Yoga que aconteceu em Munger em outubro de 2013,
um evento nunca antes visto no mundo e que não poderia ser repetido, mesmo se
quiséssemos.
O próximo capítulo: manter o sistema clássico e integral do Yoga
Convenção Mundial do Yoga - 2013 |
Agora, após a Convenção Mundial de Yoga, a
atenção e o foco na minha mente mudaram para o desenvolvimento do Yoga nos próximos 20 a 50 anos; o
próximo capítulo. No começo do próximo capítulo do Yoga, muitas coisas terão que ser ajustadas por cada pessoa, para
que se descubra a sinceridade, o comprometimento e a seriedade para com o Yoga e a tradição. Muitos dos sistemas e
procedimentos da instituição serão simplificados para atender às necessidades
futuras e ao meio ambiente em mudança. Muitas outras coisas também serão
ajustadas para facilitar a compreensão e adoção das práticas e dos princípios Yogis. Digamos, em suma, que nosso
trabalho está traçado e que o foco para os próximos 20 ou 30 anos de trabalho
sólido será o de preservar, manter e promover o sistema integral do Yoga como pressentido por Sri Swami Sivananda e Sri Swami Satyananda.
Nos últimos 50 anos, o Yoga se tornou uma palavra familiar, e muitas pessoas, centros e
grupos surgiram, mas se olharmos ao redor do mundo, todos esses grupos e
centros representam somente um aspecto minúsculo do Yoga: o físico. Não é nem completamente Hatha Yoga (Yoga para
purificar o corpo e a mente). As pessoas identificam o Yoga como Asana (posição
psico-física), mas Asana não deveria
nem ser chamado de Hatha Yoga, pois Hatha Yoga é composto mais do que apenas
Asana. Todos esses centros diferentes
que surgiram no mundo estão focando somente no aspecto físico, e a mensagem que
está sendo passada livremente para a sociedade é que o Yoga é um sistema físico.
Se olharmos a história de todas as organizações
de Yoga na Índia e no mundo, e suas
conquistas, seu emprenho e sua motivação nos últimos 50 anos ou desde sua
fundação até agora, descobriremos que a Bihar School of Yoga pode se orgulhar.
É o principal instituto que trabalha para preservar, proteger e promover a
ciência clássica e tradicional do Yoga
no ambiente, na linguagem e no estilo de vida modernos, sem alterar os
preceitos do Yoga. A consolidação
desse trabalho será uma contribuição muito importante dentro da história do Yoga também no futuro.
Seriedade, sinceridade e comprometimento
O que estou dizendo para todos vocês é que o
nosso trabalho não acabou. Pelo contrário, agora o cerco se apertou ainda mais
- não de maneira que não se possa respirar, mas o suficiente para que cada um
sinta a necessidade, a ânsia, o ímpeto e a motivação de agir segundo os temas
que foram definidos na Convenção Mundial de Yoga: com seriedade, sinceridade e
comprometimento. O tempo é limitado, há muitos quilômetros a percorrer e a
jornada deve ser ininterrupta. Conforme Robert Frost escreveu:
"O bosque é adorável, escuro e profundo,
Mas eu tenho promessas a cumprir,
E milhas a trilhar antes de dormir,
E milhas a trilhar antes de dormir."
A beleza do mundo não deve mais nos conter; ao
invés disso, a determinação para alcançar a realização deve ser o fator motivador. Essa realização não é externa, é interna.
Lista de verificação na vida cotidiana: os seis amigos
Como
indivíduo, aspirante de Yoga, Sadhaka (praticante) e Sannyasi (renunciante), temos que
aprender a lidar com os seis amigos: Kama, paixões, desejo; Krodha,
raiva; Lobha, ganância; Mada, arrogância; Moha, obsessão,
atração; e Matsarya, inveja, ciúme, ódio. Todos estão sujeitos à
influência desses 'amigos'. Como Sannyasin,
se não conseguirmos resolver nossos próprios labirintos de problemas, então não
poderemos ser uma inspiração para nós mesmos nem para os outros. Para todos os
aspirantes espirituais, essa lista deve se tornar a lista de verificação em
suas vidas.
Não serve de nada admirar as ideias grandiosas
do espiritualismo abstrato apresentadas por muitas pessoas. O que é importante
é viver esses preceitos ajustando o próprio Eu e a própria natureza, o próprio
comportamento e as próprias reações que expressamos todos os dias em nossas
vidas. Por que não melhorar as expressões naturais?
É importante esforçar-se para ser uma pessoa que
consegue trabalhar com seriedade, sinceridade e comprometimento em vários
aspectos: no aspecto pessoal, no aspecto organizacional externo, no aspecto Yogi, no aspecto espiritual, com pessoas
individualmente, sem ambição, sem inveja, sem ganância ou ego. É, sem dúvida,
algo difícil e não se pode ser perfeito, mas podemos começar agora para chegar
lá.
Comprometimento para começar
Para
ser honesto, do meu ponto de vista, vi pouquíssimas pessoas se comprometerem a
começar a trabalhar com essas características, apesar de todos os Satsangs
dados ao longo dos anos. As pessoas sabem que essa é a maneira correta e que
deve ser feito assim, mas elas não o fazem. Pelo contrário, elas permitem que Duryodhana entre nas suas cabeças e
corações, e seja o rei da inveja, do ciúme, do ódio, da ganância, da arrogância
e da negatividade (Duryodhana é o rei
indomável conhecido por sua crueldade no poema épico indiano Mahabharata). No Mahabharata, Duryodhana diz para Sri Krishna: "Sei
o que é certo e correto, mas não estou disposto a isso." Por exemplo, as
pessoas jogam as suas responsabilidades aos outros, e criam confusão e
problemas para os outros, ao invés de cooperar com eles. Isso acontece porque Duryodhana senta-se na cabeça de cada
pessoa, e porque os seis amigos estão guiando essas pessoas em sua jornada
espiritual, desviando-as do caminho. As
pessoas aceitam a ajuda desses amigos e ignoram a ajuda que os gurus deram na
forma de orientação e instruções.
Portanto, temos que nos esforçar e nos
comprometer. Expulse Duryodhana de
dentro de si para permitir que os vitoriosos Pandavas (filhos de Pandu que lutaram pela supremacia no Mahabharata) entrem no reino com Sri Krishna, e deixe a paz reinar.
Fonte:
http://www.biharyoga.net/living-yoga/the-next-chapter-of-yoga/
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