segunda-feira, 2 de março de 2015

SATSANGA: DEFINIÇÃO DE CONSCIÊNCIA

Por favor defina um pouco mais a consciência.


Swami Niranjan em 1992

Resposta de Swami Niranjanananda Saraswati
a estudantes gregos em um Satsanga em fevereiro de 1992.

É um processo de percepção cognitiva dos eventos, condições, objetos, situações e do ambiente. Quando se torna mais observador destas situações, então a consciência evolui. A capacidade de observar todo tipo de situação é o aumento da consciência.

Faz muito tempo quando eu era uma criança, Paramahansaji me disse: “Trate de ser consciente de tudo que acontece na vida.” Assim, gradualmente comecei primeiro a ter consciência de meus movimentos físicos; a observar minhas próprias reações físicas em diferentes ambientes e situações. Inicialmente, costumava ter consciência total por períodos de cinco a dez minutos. Depois também tentei ter consciência das coisas que passavam em minha mente.

Nesse estado inicial pude sentir uma grande percepção cognitiva dentro de mim. Agora mesmo, quando estou falando, escrevendo ou lendo, sou consciente de cada tipo de movimento físico e de cada pensamento. Através de uma experiência pessoal eu posso dizer que estar conscientemente receptivo do corpo e da mente desenvolve a consciência até o ponto em que se torna consciente da espiritualidade.

Se olhar seu corpo agora mesmo e tornar-se consciente da posição, verá que tem muitas áreas que nunca tinha tido conhecimento: o contato da roupa com a pele, a leve tensão em distintos músculos do corpo, a pressão em diferentes membros, as partes do corpo que estão tocando uma a outra e a sensação de seu contato. Estas são coisas que dão origem a distintos tipos de percepção homogênea e harmônica.  

Assim, comece com o desenvolvimento da consciência do lado físico, algo que pode perceber externamente. Quando respira, como sobe e baixa o peito; quando pisca, como fecham e abrem as pálpebras; quando fala, o movimento da língua e dos lábios. Perceba como se pode observador cada movimento do seu corpo, como, por exemplo, no momento de tai-chi: movimentos lentos e coordenados como uma dança.   

Uma vez que há alcançado uma certa etapa com o corpo, trabalhe então com a mente. Comece com as percepções sensoriais conscientes: coisas que vê, que escuta e que observa. Aprofunde logo em seus pensamentos, sentimentos, emoções e veja sua relação com o corpo.
Um exemplo: a ira. A ira é um estado mental, porém muda toda a atenção física. A condição física muda com a emoção. Nos enfurecemos. Qual é nesse momento nossa condição física? Tensão dos músculos, estimulação do sistema nervoso simpático, perda da claridade mental, surgem a superfície emoções intensas.  

Quando se é capaz de observar o estado físico e mental na intensidade de um arranque, se desenvolve a atenção e a consciência desta condição e gradualmente se é capaz de aplicar isto a cada ação e cada situação da vida. Assim sendo, a consciência não é diferente para o aumento da percepção cognitiva.

Fonte:
De la Mano del Maestro - Parte I 
Conversaciones con Paramhansa Niranjanananda Saraswati




2 comentários:

  1. Habia intentado muchas veces a lo largo de mi vida esta practica pero muchos aspectos que aqui menciona no habian pasado por mi mente. Ahora comprendo mejor. Gracias Paramanhansa Niranjananda. My guru. Hari om

    ResponderExcluir
  2. Gracias por visitar nuestro Blog. Hari Om Tat Sat

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...