segunda-feira, 8 de abril de 2019

COMEMORANDO 55 ANOS DA BIHAR SCHOOL OF YOGA

Swami Niranjanananda Saraswati - Sucessor de Swamiji Satyananda Saraswati.

COMEMORANDO 55 ANOS DA BSY
Por Swami Niranjanananda Saraswati

22 de janeiro de 2018, 55º Dia da Fundação do BSY,
Ganga Darshan, Munger.

Este ano estamos comemorando o 55º ano da Bihar School of Yoga. O primeiro capítulo das atividades da Bihar School of Yoga chegou ao fim em 2013. Foi o primeiro capítulo da propagação do Yoga, uma necessidade desse tempo, o Yoga para a saúde e para a paz. Todo mundo estava procurando meios para experimentar a saúde e tornar-se saudável, superar o estresse, a ansiedade e experimentar a paz.

Por cinquenta anos, a saúde e a paz se tornaram o foco da propagação. Muitas pesquisas foram feitas por Sri Swami Satyananda e por outras pessoas, pesquisas científicas, médicas e teóricas para ver a eficácia do Yoga no controle de muitos distúrbios fisiológicos, psicológicos e espirituais. O Yoga também foi introduzido em muitas indústrias, departamentos, setores privados e governamentais, para que as pessoas administrassem suas ansiedades, estresse e pressões, as crianças superassem suas dependências, e os prisioneiros sentissem tranquilidade e alegria no ambiente da prisão.

Muitos projetos foram retomados durante o primeiro capítulo do Yoga, nos últimos cinquenta anos, que estabeleceu o Yoga como um assunto, uma ciência e um estilo de vida devido aos esforços de nosso mestre, Sri Swamiji, e claro, muitos outros que contribuíram para a propagação do Yoga na Índia e no mundo. No entanto, Sri Swamiji, se destaca como o propagador do Yoga holística e em constante evolução.

Satyananda Yoga
De 2014 a 2017, durante quatro anos, aproveitamos para reavaliar a necessidade de um consenso com a época atual. Até mesmo o conhecimento deve ser transmitido de acordo com a necessidade do povo. Muitos outros fundadores das chamadas escolas de pensamento como Buda e Mahavir viveram uma vida de Tyag, renúncia; Aparigraha, não possessividade; Sadhana, esforço, contínuo esforço para se tornarem melhores.  Eles viveram uma vida rigorosa e seus estilos de vida, seus Sadhanas são ensinadas aos seguidores, não para o público. Para o público, eles só ensinaram uma coisa, a não violência. Buda tinha seu conjunto de práticas e Sadhanas, disciplinas e sistemas, mas para o público ele pregava apenas a ideia de Ahimsa (não violência) e tudo o mais era para os Bhikhus, os seguidores, que haviam renunciado e estavam vivendo a mesma vida que Buda. Mahavir e Swami Satyananda também fizeram a mesma coisa. 

Lembro-me que nos primeiros dias do nosso treinamento ele nos ensinou todo o Yoga, mas quando saímos para ensinar descobrimos que as pessoas não podiam fazer o que podíamos fazer. Nem mesmo sentar em posição de lótus por meia hora. Quem pode sentar em pose de lótus por meia hora? Existem limitações. Então tivemos que mudar todo o sistema de ensino e apenas práticas limitadas ficaram conhecidas como Satyananda Yoga, não o Yoga inteiro.

Movimentos do Pawanmuktasana 1.


O que foi conhecido como Satyananda Yoga? Pawanmuktasana parte um, dois e três, de pé, inclinado para frente, curvado para trás e Asanas (posições psicofísicas) de equilíbrio. Além disso, você não podia fazer nenhum Asana intermediário ou avançado. As pessoas ficavam felizes em alongar, mas eram incapazes de fazer, por exemplo, a posição do escorpião ou posição do pavão. Práticas simples e básicas foram selecionadas para ensinar como Asana.                          


De toda a série de Pranayama (técnicas de respiração), apenas três ou quatro: Nadi Shodhana, Bhramari, Kapalbhati, Bhastrika, os comuns. De toda a série de Pratyahara (técnicas de abstração dos sentidos), apenas Yoga Nidra, Antar Mouna, Ajapa Japa, Trataka, Chidakasha Dharana. Apenas essas poucas práticas se tornaram conhecidas como Satyananda Yoga, que é conhecida globalmente, mas não é a visão de Yoga que Sri Swamiji tinha. O que você chama de Satyananda Yoga e é ensinado em todos os lugares do mundo é uma parte limitada do Yoga que Sri Swamiji viveu, experimentou e ensinou. Agora é a hora de aprofundar essa consciência e a experiência do Yoga. Nos últimos quatro anos, trabalhamos nisso.

A Bihar School of Yoga assumiu um grande compromisso nos primeiros seis meses do ano para realizar 350 seminários de Yoga em todo o país, o processo foi iniciado e o trabalho começou. Nós começamos no sul porque nessa região estava quente e de acordo com a mudança do tempo, as atividades avançavam para o norte. Neste momento, as atividades começaram no oeste e sul da Índia. Norte da Índia e noroeste da Índia são deixados para quando a temporada melhorar.

Yoga Yatra Shivir 2018 - NSHM Knowledge Campus-Kolkota
Foto: www.nshm.com

Então, no decorrer do tempo, haverá Yatras (sair em peregrinação/festival) itinerantes, Padayatra (peregrinação a pé) no distrito de Munger, onde as pessoas vão de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, conduzindo seminários de Yoga para apresentar a sua nova dimensão, que tem sido trabalhada pela Bihar School of Yoga nestes últimos quatro anos, para introduzir o conceito de Yoga Chakra e identificar os professores capazes que podem levar adiante esta nova visão do Yoga. Esses professores receberão a metodologia para ensinar os novos sistemas de Yoga a aprofundar sua própria experiência.

Este é um grande ano para a Bihar School of Yoga, porque o novo capítulo começa oficialmente. Até agora, a pesquisa foi realizada. Este ano apresentamos para professores e a partir do ano que vem os professores irão propagá-lo para as pessoas no mundo. A cada cinco anos, teremos um programa especial. A cada cinco anos, haverá um marcador para dar mais um passo adiante. Então o propósito da BSY está aumentando dia a dia. A pesquisa, a investigação, o entendimento, a aplicação, a implementação está aumentando dia a dia. Pelo menos o meu é!

Dizia-se que Maharishi Vedavyasa levantava as mãos em desespero porque as pessoas não o ouviam. Eu também coloco minhas mãos todos os dias e as trago todas as noites. Eu também coloco minhas mãos dizendo: “Não. Não, é muito difícil para mim. Ninguém segui isso.” Então eu abro minhas mãos e digo: “Não! Você não deve olhar para outras pessoas, se elas podem ou não fazer isso. Você permanecerá conectado com a visão do seu Guru, e você sempre fará o que ele quer que você faça.” Isso me faz baixar as mãos novamente, toda vez que as coloco para cima.

Cuide de sua intenção
Eu observo as limitações das pessoas, mais intensamente do que antes. Posso compreender as intenções das pessoas, eu posso entender seus esforços e às vezes é perturbador e deprimente ver isto, não há força de vontade em nenhuma pessoa para defender o que é certo, o que é correto e o que precisa ser feito. A falta de confiança nas pessoas é algo que é contra o Yoga e contra a espiritualidade. Existe fraqueza na vida das pessoas e elas não são capazes de defender o Yoga e o Dharma (papel natural que desempenhamos na vida, dever).

Tem que ter comprometimento, sinceridade e tem que ter seriedade, caso contrário o Yoga não o levará a lugar algum, o Sannyasa não o levará a lugar algum e a sua vida não o levará a lugar nenhum. Sem essas três coisas você é um fracasso no mundo material, você é fracasso na vida familiar, você é um fracasso em sua profissão, você é um fracasso em Sannyasa. É a fraqueza da natureza humana que deve ser examinada agora e como essa fraqueza pode ser fortalecida com os princípios e práticas da Yoga.

O tempo de Asana e Pranayama se foi. Essa foi a necessidade dos anos 60 e 70 e 80 e 90. Agora é a hora de assumir o compromisso de viver uma vida melhor, uma vida mais organizada, com capacidade de expressar a criatividade de nossas ações e mente. Isso nos tornará verdadeiros seres humanos, e este é o propósito da Bihar School of Yoga.

Eu ofereço meus melhores desejos para a Bihar School of Yoga, um lugar onde eu cresci e vivi. Eu fiz parte de sua equipe de gestão até 2008, ano que, me aposentei e entreguei o cargo para o futuras gerações. Fico feliz com a continuidade dessa tradição, as futuras gerações estão aqui. Em seus ombros cai a responsabilidade de não viver uma vida extravagante, mas viver a vida que Swami Sivananda e Swami Satyananda viveram. Eles têm a responsabilidade de viver seus ensinamentos para que, no futuro, possam ser os portadores dos ensinamentos do Swami Sivananda e Swami Satyananda.


Bihar School of Yoga. 


Desejo à Bihar School of Yoga um aniversário feliz e gratificante, todo o sucesso no futuro. Tenho visto a maneira como as coisas têm andado, com dificuldade, com lutas, mas sempre evoluindo. Essa é a característica de um Sannyasin e essa é também a característica da Bihar School of Yoga. Não importa o que venha, aclamação ou tempestade, pedras ou ventos calorosos, você só tem que se proteger e continuar andando. Assim como nessas condições adversas, você tem que se proteger para continuar andando, você tem que esconder seu rosto dos ventos cortantes, cubra seu corpo do frio cortante, da mesma maneira, você tem que proteger sua própria intenção espiritual em todas as situações, em todos os momentos, em todas as circunstâncias.

Não permita que essa intenção espiritual murche e morra porque você é incapaz de cuidar dela. Seu corpo vai murchar e morrer se você não cuidar dele. Você quer sua melhor inspiração e motivação na vida para morrer porque você é incapaz de cuidar dela? Não, não cometa esse erro. Aprecie aquele momento que o inspirou a alcançar maiores alturas, maior sabedoria. Aprecie esses momentos e então você se tornará um Yogi, e se você se tornar um Yogi ao fazer isso, então a visão dos fundadores da BSY estará completa.

Hari Om Tat Sat.

Fonte:
www.yogamag.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...