segunda-feira, 29 de setembro de 2014

AMOR E PERFEIÇÃO


Satsanga realizado com Swami Niranjanananda Saraswati

Se a vida Yogui diz respeito ao amor e não à perfeição, como podemos manter-nos na direção certa e evitar procurar fanaticamente uma perfeição ideal e acabar nos esquecendo do amor?

A vida Yogui não se trata de amor ou perfeição. O conceito de amor na sociedade atual torna a pessoa fraca, e essa não é a finalidade do amor. O amor é definido como afeto, cuidado, afinidade, entre outras coisas, mas isso é realmente amor? O conceito social de amor é sensual, sexual, emocional. Algo que agrada o indivíduo através dos sentidos é considerado ser amado. Define-se amor como algo que permeia-se emocionalmente e é agradável para o Eu. Incluímos tantas coisas e acreditamos que tudo é amor, ou expressamos essas coisas como se fossem amor, mas isso, na verdade, inibe o desenvolvimento da força interna e torna as pessoas fracas. Portanto, é errado dizer que a vida Yogui se trata de amor.

Você não pode dizer que o amor é condicional ou incondicional até que chegue a um ponto onde consiga distinguir entre amor pessoal e amor impessoal. Qual é o papel de Deus em relação à humanidade? Qual é o papel de uma mãe em relação a seus filhos? Se você diz que Deus nos ama e que a mãe ama seus filhos de maneira igual, então qual é a expressão desse amor na vida? O amor que existe entre pais e filhos é um amor verdadeiro. Entre marido e mulher, ou entre amantes, é amor condicional. O único amor incondicional que existe nas nossas vidas é entre mãe e filho. Nesse tipo de amor, qualquer tipo de sacrifício pode ser feito. Não é um amor superprotetor; não oprime, mas nutre a vida. Nutrir é importante, pois desenvolve a força interna.




Enquanto você é bom para a pessoa que você ama, tudo é cor de rosa, mas se um de vocês fica bravo por algum motivo, todo o seu conceito de amor é abalado.  Por isso, embora todo mundo queira ser amado, em vez disso, as pessoas dizem que "caíram de amores”. Quando você se apaixona, você diz que “caiu de amores”, mas você devia “elevar-se de amores”. Quando o amor se torna condicional, você ‘cai’, e quando o amor se torna incondicional, você ‘se eleva’. Amor incondicional existe entre Deus e a humanidade e, portanto, nós sempre olhamos para Deus como uma fonte de inspiração e força, cuidado e afeto. Estamos tentando elevar-nos àquele nível através de nossa sinceridade, fé, convicção e crença. Estamos prontos para passar por todos os testes e adversidades da vida a fim de vivenciar esse amor incondicional.

Uma mãe ama muito seu filho. O filho é parte do corpo da mãe, parte do seu espírito. Impulsionada por esse amor, a mãe garante que o filho sempre tenha as oportunidades certas para crescer. Se a criança está doente, com dor, com gangrena, por exemplo, a mãe levará o filho ao médico e dirá: “Ampute a perna para que meu filho sobreviva”. A criança não falará para mãe: “Você está pedindo para amputar minha perna porque você não me ama mais”.  Isso, no entanto, acontece com os adultos. Quando algo ruim acontece, o amor é abalado.

Portanto, o Yoga não pode se tratar de amor, pelo menos não do modo como pensamos sobre o amor. Para muitas pessoas, o amor é uma oportunidade de abraçar todo mundo. Elas buscam satisfação emocional disfarçada de amor. Mas isso não pode ser amor, pois amor tem que tornar a pessoa forte, não fraca.

O que é perfeição? Se você define perfeição, então já não é mais perfeição, pois a perfeição não pode ser definida. Quem é perfeito no mundo? Um mestre pode ser perfeito? Um professor pode ser perfeito? Um indivíduo pode ser perfeito? Enquanto estivermos neste corpo, enquanto estivermos neste mundo, somos escravos do condicionamento do corpo, da mente, das emoções e do espírito. Esses condicionamentos não deixarão que nos tornemos perfeitos. Portanto, o Yoga também não diz respeito à perfeição.


Imagem: Eva Uviedo/Prana Yoga Journal

O que significa Yoga? Yoga quer dizer tornar-se ciente e atento. Yoga quer dizer administrar os aspectos negativos da nossa personalidade e desenvolver as qualidades positivas que enaltecem nossa natureza, e com isso enaltecer também os outros. Quando estamos expressando essas qualidades, isso inspira outras pessoas, e isso é Yoga! Se você tem a qualidade de amar, então o amor se manifestará, mas esse amor será incondicional. Se você não tem essa qualidade, não importa o quanto você tente, nada acontecerá. Você pode abraçar um milhão de pessoas, você pode dizer coisas boas, mas você nunca saberá o que é o amor.


Há uma história sobre uma pessoa que tentou práticas rigorosas por muitos anos a fim de manifestar Deus em sua vida. Movido por essas práticas, Deus apareceu e disse: “Peça-me qualquer bênção que desejar". A pessoa respondeu: “Não tenho nada a pedir. Meu desejo era vê-lo, não pedir favor". Deus repetiu a pergunta, mas todas as vezes a pessoa recusava a bênção. Então, quando a pessoa começou a ir embora, Deus deu a benção da cura para a sombra dessa pessoa. Sem saber que sua sombra tinha recebido essa benção, a pessoa continuou a caminhar em ignorância.

Mas milagres aconteciam pelas suas costas. Sua sombra se projetou numa árvore seca e a árvore ficou verde, carregada de folhas, flores e frutos.  A sombra se projetou em uma pessoa doente, e esta ficou saudável e começou a pular de alegria. A sombra se projetou em uma pessoa cega, e esta de repente começou a ver. A sombra se projetou em uma pessoa manca, e esta de repente começou a andar. A sombra se projetou em uma pessoa morta, e esta voltou a viver. Dessa forma, um milagre após o outro acontecia, e a pessoa não sabia de nada. Onde quer que fosse, a benção da cura trabalhava pelas costas através de sua sombra, sem seu conhecimento.

Essa história carrega uma mensagem simples. Ao expressar suas qualidades, seja como essa pessoa. Tudo acontece sem expectativa, sem desejos, contanto que o coração esteja livre, aberto e puro. E esse é o resultado da vida Yogui. A vida Yogui não é perfeição, não é amor. É saber, compreender e expressar suas melhores qualidades.


Fonte:
http://www.yogamag.net/

2 comentários:

  1. Maravilhoso. Obrigada por compartilhar. Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela vista ! Acompanhe nosso Blog, sempre colocamos uma mensagem para nos inspirar ! Hari Om Tat Sat - Namastê !

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...