Na
literatura Yogue, temos alguns textos confiáveis sobre Hatha Yoga. Um deles, escrito pelo Yogi Gorakhnath, é conhecido como "Gorakhsha Samhita". Outro texto é o "Gheranda Samhita", escrito pelo grande sábio Gheranda. Além desses dois, há outro
texto muito conhecido em Hatha Yoga,
conhecido como "Hatha Yoga
Pradipika", escrito pelo Yogi Swatmarama.
Há um quarto texto em Hatha Yoga,
conhecido como "Hatha Yoga
Ratnavali". Todos esses textos, supostamente, foram escritos a partir
do século VI ao século IX.
Há
também referências menores ao Hatha Yoga
nos antigos Upanishads (antigo texto
escrito por sábios, comentários sobre os Vedas). Os Upanishads datam de uma época anterior ao período budista, que foi
em torno do século VI, a.C. As referências ao Hatha Yoga feitas nos Upanishads
provam que a ciência era conhecida muito antes desse período. Há outro texto
muito importante, conhecido como "Srimat
Bhagavatam", a história de Sri
Krishna. Nesse livro volumoso, há vários capítulos contendo referências ao Hatha Yoga.
Isto
é só para lhe dar uma ideia do aspecto histórico do Hatha Yoga. Durante séculos, esses livros têm guiado os aspirantes
espirituais. Muitas seitas também foram formadas na Índia, Nepal e Tibete, com
base em Hatha Yoga. Qual é o assunto
principal, o que realmente importa, nestes livros? Apenas manter um corpo jovem?
Ou obter Siddhis (habilidades
psíquicas)? Ou desenvolver a capacidade de despertar Kundalini (energia espiritual adormecida) e atingir Samadhi (estado de união com a
consciência universal)? Se analisarmos estes textos cuidadosamente, o objetivo
torna-se muito claro.
Definição de Hatha
Yoga
A
fim de tornar claro o assunto, ele foi denominado como Hatha Yoga. Hatha é uma combinação de duas letras, ha e tha.
Ha representa a lua e tha o sol. Sol e lua não devem ser
entendidos, aqui, como os astros que vemos no céu. Foi explicado em Hatha Yoga que o sol representa o Prana, a força da vida, e que a lua
representa a mente, a energia mental. Portanto, Hatha Yoga significa a União
das forças prânica e mental. Quando a
União entre a força prânica e a força
mental tem lugar, então, um grande evento ocorre no homem. Este é o despertar
da consciência superior.
Um
ponto importante, que tem sido deixado de fora pelos comentadores, é que o Hatha Yoga não é apenas a União do Prana
e da mente. Na verdade, significa a União do Prana e da mente com o Self.
Agora, vamos tornar isso um pouco mais claro. Na coluna vertebral, existem três
Nadis conhecidos como Ida, Pingala
e Sushumna. Nadi aqui não significa nervo; não é um canal físico. Nadi significa fluxo, como o fluxo de
eletricidade dentro de um cabo de energia. Um fio carrega a força negativa e o
outro carrega a força positiva da electricidade. Então, no Hatha Yoga, a Nadi Ida
representa a força negativa, o fluxo de consciência; a Nadi Pingala representa a força positiva, o fluxo de energia vital,
e a Nadi Sushumna representa a força
neutra, o fluxo de energia espiritual.
Localização das Nadis |
A
União, a conexão entre estes três fluxos, ocorre no Ajna Chakra (centro energético localizado no centro do cérebro
atrás do espaço entre as sobrancelhas). Portanto, vamos rever o significado
literal de Hatha Yoga. Os comentadores
afirmaram que a união entre Ida e Pingala é Hatha Yoga. Mas eu sou obrigado a dizer que a união de Ida e Pingala com Sushumna
é Hatha Yoga.
Quando
esta União ocorre, há um despertar automático no Mooladhara Chakra,
situado na base da coluna vertebral. Esta é a sede da energia primária ou Kundalini Shakti (energia potencial de um ser humano adormecido no Chakra Mooladhara). O despertar da Kundalini
é o principal assunto do Hatha Yoga.
Através das práticas que são ensinadas no Hatha
Yoga, a união é provocada. Como resultado dessa união, ocorre o despertar
da Kundalini. Quando o despertar
ocorre, então Kundalini ascende aos
reinos mais elevados da consciência, e finalmente se estabelece no Sahasrara Chakra (localizado no topo da
cabeça, simboliza a fronteira entre os mundos psíquico e espiritual).
Quando
Kundalini se estabelece no Sahasrara Chakra, a isso chama-se Yoga, não Hatha Yoga. Esta é a diferença entre Yoga e Hatha Yoga. Por Yoga, eu quero dizer que é a união entre
Shakti e Shiva. Shakti é a energia
Kundalini; Shiva é a consciência suprema, assentada no Sahasrara Chakra. Quando o despertar ocorre no Mooladhara Chakra, então Kundalini
começa a ascender.
Sushumna Nadi - Localização |
Ela
sobe através de Sushumna, não através
de Ida e Pingala. Sushumna é a
estrada para Kundalini. Atravessa
diversos Chakras, às vezes de repente
e às vezes muito lentamente. Quando ela se une com Ida e Pingala no Ajna Chakra, isso se chama Hatha Yoga. Então, após esta primeira união,
ela avança para o Sahasrara Chakra.
Lá ela se une com a consciência suprema, Shiva. A isso se chama Yoga, que significa "União Final". Portanto, o
objeto final do Hatha Yoga é experienciar
Yoga.
Ênfase em Shatkarma
Agora,
vindo para o lado prático. No Raja Yoga
de Patanjali, você tem oito passos: Yama e Niyama são os dois primeiros, Asana
e Pranayama somam quatro, Pratyahara e Dharana seis, e Dhyana e Samadhi totalizam oito. A alegação de Patanjali
é que você tem que aperfeiçoar Yama e
Niyama primeiro. Sem a perfeição de Yama e Niyama, Asana, Pranayama etc. não darão os resultados
desejados. O que é Yama e Niyama? Yama significa autocontrole, regras e
observâncias: verdade, não violência, celibato, não roubar, não engrandecimento
(não enriquecimento). Pureza interna e externa, contentamento, etc. são Niyama.
Patanjali
foi um contemporâneo de Buda e, portanto, eu acho que seu sistema de Yoga foi influenciado pela filosofia
budista de Yama e Niyama. Mas os autores do Hatha Yoga são muito claros a esse respeito. Não dizem que Yama e Niyama formam a base deste sistema. A ordem aqui é diferente –
primeiro vem Shatkarma (práticas de
purificação física e mental). O processo de limpeza e purificação das fossas nasais (Neti), as série de técnicas de limpeza interna, da cabeça e torácicas (Dhauti), as técnica para lavar e tonificar o intestino grosso (Basti), as técnica de respiração para purificar a região frontal do cérebro (Kapalbhati), as técnica de respiração para purificar a região frontal do cérebro (Trataka) e o método para massagear e fortalecer os órgão abdominais (Nauli) constituem os Shatkarma e com estes, Hatha Yoga começa. Mas Shatkarma sozinho não constitui o todo do Hatha Yoga.
Depois
de Shatkarma vem:
-
Asana
(posturas físicas);
-
Pranayama (técnicas de respiração);
-
Mudra (gestos da mão, cabeça ou corpo
que detonam uma atitude psíquica);
-
Bandha (contração muscular).
Em
seguida vem:
-
Pratyahara (estado de consciência que
se permanece alerta, porém conscientes);
-
Dharana (estado de concentração);
-
Dhyana (estado de meditação);
-
Samadhi (estado de união com a
consciência cósmica).
Os autores dos textos de Hatha Yoga estavam muito atentos às dificuldades práticas para todos os homens em relação à Yama e Niyama. Além disso, Yama e Niyama têm mais a ver com religião do que com a vida espiritual do homem.
Shatkarmas |
Os autores dos textos de Hatha Yoga estavam muito atentos às dificuldades práticas para todos os homens em relação à Yama e Niyama. Além disso, Yama e Niyama têm mais a ver com religião do que com a vida espiritual do homem.
Controlar a mente através do controle do Prana
Há
outra diferença entre o sistema de Raja
Yoga de Patanjali e o sistema
tradicional de Hatha Yoga. Os autores
dos textos de Hatha Yoga estavam
muito conscientes da dificuldade de controlar as flutuações da mente. De fato,
não é possível controlar as flutuações da mente. Você pode fazer isso por algum
tempo, mas ainda assim, não será capaz de ter sucesso o tempo todo.
Então,
eles desenvolveram outro método. Os textos de Hatha Yoga dizem muito claramente que, ao controlar o Prana, a mente é controlada
automaticamente. Parece que Prana e mente
exercem influência um sobre o outro. Quando os Pranas estão agitados, eles afetam a mente e vice-versa. Algumas
pessoas acham mais fácil controlar a mente do que controlar o Prana. Mas eu tenho dado muita atenção a
isto. Talvez algumas pessoas possam ter sucesso, mas a maioria das pessoas não
pode controlar a mente pela mente. Quanto mais elas tentam, mais a divisão
aumenta.
Há
outro ponto importante a ser observado. Às vezes, você está inspirado; você se
sente muito bem, muito focado. Mas isso não acontece todo dia. Por isso, os
autores de Hatha Yoga levantaram outro
tema. "Não se preocupe com a mente,
ignore-a. Pratique Pranayama."
Pela
prática correta de Pranayama, a mente
é automaticamente conquistada. Mas os efeitos do Pranayama não são tão simples de gerenciar. Ele cria calor
adicional no corpo, desperta alguns dos centros no cérebro, pode impedir a
produção de esperma e de testosterona. Também pode reduzir a temperatura
interna do corpo. Pode, até mesmo, reduzir a frequência respiratória. Pode
alterar as ondas do cérebro. Quando essas mudanças ocorrem, você pode não ser
capaz de lidar com isso. Por isso, Hatha
Yoga diz que Shatkarma deve ser
praticado primeiro.
O
objetivo de enfatizar Shatkarma é,
então, preparar uma base para as práticas mais avançadas de Pranayama. Shatkarma purifica todo o sistema e remove bloqueios nos trajetos
de Ida e Pingala. Quando não há bloqueios nesses caminhos, a respiração em
ambas as narinas flui sistematicamente. Quando há fluxo pela narina esquerda,
isso significa que Ida está ativa.
Quando há fluxo pela narina direita, significa que Pingala está ativa. Mais uma vez, quando o fluxo ocorre pela narina
esquerda, significa que a mente é dominante. Quando o fluxo ocorre pela narina
direita, significa que os Pranas são
dominantes. O fluxo de ar nas narinas, de forma alternada, indica a posição do sistema
nervoso simpático e do sistema nervoso parassimpático.
Agora,
se Ida está com seu fluxo ativo e
você está praticando meditação, você vai dormir e seu cérebro vai produzir
ondas delta. Se a narina direita está com seu fluxo ativo e você está tentando
meditar, seu cérebro vai produzir ondas Beta e você estará sujeito a muitos
pensamentos ao mesmo tempo. Quando ambas as narinas estão com seu fluxo
equilibrado, significa que Sushumna está
fluindo. Quando Sushumna flui, você
pode meditar sem qualquer dificuldade. Despertar Sushumna, tornar o fluxo da Nadi
Sushumna ativo, é a coisa mais
importante no Yoga.
A base do Pranayama
Pranayama é uma prática muito difícil. Existem muitas variedades de Pranayama, como, Brahmari, Kapalbhati, Bhastrika, Ujjayi, etc. Estes não são realmente Pranayama, são variedades da prática. Nos textos de Hatha Yoga, é claramente indicado que a retenção da respiração é Pranayama. O intervalo entre inspiração e expiração é Pranayama. Quando você inspira e expira, entre estes dois momentos, há um intervalo. Este intervalo pode ser de um segundo, dez segundos ou um minuto. Isso é chamado de retenção de ar – Kumbhaka. Isso é Pranayama.
Quando
eu uso a palavra Pranayama não me
refiro a Nadi Shodhana, Bhastrika, Brahmari. Estou falando apenas da retenção. Na prática de Pranayama, você deve ser capaz de reter
a respiração, mas não é assim tão fácil. Portanto, a não ser que você tenha a
base preparada, Yama e Niyama não são tão importantes.
Naturalmente, as pessoas são religiosas, então acreditam que devem seguir o
dogma. Cada religião tem seu próprio código moral, mas você sabe como é difícil
colocar isso em prática. Temos que ser honestos com nós mesmos, não é?
Assim,
a fim de praticar Pranayama com uma
base adequada, você deve ser capaz de realizar os Bandhas (contração muscular). Pranayama
sem Bandha não tem sentido. Primeiro,
você deve saber o que são os Bandhas.
Pranayama deve ser praticado com Bandhas, na postura sentada adequada e
com o Mudra apropriado. Shambhavi Mudra (focando o olhar no
centro da sobrancelha) ou Nasikagra Mudra
(com o foco na ponta do nariz) deve ser usado.
A
combinação de Mudra, Bandha, Pranayama e Asana
irá ajudá-lo a conquistar a mente. Aquele que pode conquistar o Prana pode conquistar a mente. E, de
acordo com o Hatha Yoga, é mais fácil
conquistar o Prana primeiro e depois
a mente.
Assim
é como o Hatha Yoga é introduzido. O Guru instrui seu discípulo em Hatha Yoga e lhe conta sobre a Shakti universal, da qual a Shakti individual é um aspecto. Em certo
momento da experiência, ele (o discípulo) quebra as barreiras da mente
limitada. Quando as barreiras são quebradas, então a Shakti individual se funde com a Shakti universal.
A mente inferior,
que não é verdadeira, torna-se uma com a
mente cósmica. Afinal de contas, a
Shakti é apenas
uma. Por conta da nossa
ignorância, temos percebido nós
mesmos como diferentes e esta
percepção errônea tem que ser quebrada. Eu não
sou eu, e você não é você. Nós somos um. Até mesmo nossos corpos não são diferentes. É um todo, mas estamos
tentando perceber isso a partir
de um ponto de vista limitado.
Esta experiência precisa vir à tona, e é através dela que
nos damos conta de que a diversidade
não é verdade, apenas a unidade é real.
O real propósito
do Hatha Yoga
Nos últimos quarenta a cinquenta anos, o Hatha Yoga tem sido aceito como uma ciência terapêutica em todo o mundo e
muitos estudos científicos têm sido realizados neste campo. Hoje, nós ensinamos
Hatha Yoga para as pessoas, porque é
muito necessário. O homem tornou-se doente, e a ciência médica não é capaz de
enfrentar este desafio. O Hatha Yoga,
no entanto, tem ajudado a todos. Então, nós não queremos desencorajar este
aspecto, mas, ao mesmo tempo, não devemos esquecer o que o Hatha Yoga realmente representa.
Por trás de cada homem doente, há um homem espiritual. Por trás de um diabético, há um Yogi. Por trás de um homem que sofre de depressão, há um aspirante.
Quando um paciente chega clamando por
ajuda, ensine Yoga e faça com
que ele se sinta melhor. Trate a
sua enfermidade, mas, por favor, não
pare por aí. Leve-o mais distante ainda para o domínio espiritual
da vida.
Este é o erro que a maioria dos professores de Yoga tem cometido,
especialmente no ocidente. Eles recebem
um paciente com artrite, reumatismo ou insônia, ensinam-lhe alguns exercícios e pronto. O Hatha Yoga não tem sido utilizado para tratar a personalidade completa do indivíduo. É por
isso que os professores não são
capazes de elevar o nível de seus
alunos. Apenas melhorar a saúde física não é suficiente. A saúde
mental também deve melhorar.
A natureza deve mudar. A personalidade deve mudar. O psicológico e o
quadro psíquico também tem que mudar. Você não deve simplesmente
sentir a ausência de doenças, mas
libertar-se da escravidão e dos caprichos da mente. Agora, chegou o momento em que os professores em todas as partes do mundo devem compreender e transmitir o verdadeiro espírito do Hatha Yoga.
Fonte:
http://www.yogamag.net/
Muito bom :)
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