sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CONHEÇA O ASANA: KATI CHAKRASANA

Kati Chakrasana

Kati Chakrasana-Imagem: BYS

Kati Chakrasana é um Asana (posição psicofísica) de pé no qual toda a coluna vertebral é rotacionada em seu próprio eixo. É o mais simples dos Asanas de torção.

Efeitos fisiológicos

Quando as solas dos pés estão bem apoiadas no solo e a pélvis está estática e apontada para frente, o movimento rotacional é meramente nas articulações vertebrais. Cada vértebra rotaciona cerca de 10 graus em relação à adjacente, produzindo uma torção ou rotação em toda a coluna de cerca de 120-130 graus. As vértebras no pescoço são responsáveis por 90 graus da rotação e as da parte inferior das costas por cerca de 30-40 graus. Devido à rigidez da caixa torácica, na região do tórax a rotação é negligenciável. Quando a pélvis não está estática, então movimentos rotacionais no joelho e nas articulações dos tornozelos são adicionados. Os movimentos sincronizados dos braços facilitam o movimento rotacional.

Kati Chakrasana lubrifica todas as articulações da coluna vertebral e alternadamente contrai e alonga músculos selecionados do pescoço, da parede abdominal e das costas. Ele alonga e relaxa vários ligamento e tecidos profundos na coluna vertebral, aliviando dor e rigidez no pescoço, na parte superior e na parte inferior das costas. Este Asana é, portanto muito eficiente para problemas relacionados com as áreas cervical e lombar. Rigidez e fadiga devido a estresse e uso excessivo do pescoço e dos músculos do tronco são aliviados. Esse efeito ganhou lugar no “Yoga do escritório” e no “Yoga na sala de aula para crianças” em combinação com o Tadasana e o Tiryaka Tadasana. É também efetivamente usado na gestão da rigidez muscular nos idosos e em doenças como o Parkinson e o Alzheimer.

Num número reduzido de pessoas com inflamações agudas de pequenos ligamentos da coluna vertebral e com problemas nos discos e na ciática, o movimento rotacional pode ser doloroso e levar a maiores complicações. Nesses casos, a prática de ser interrompida no primeiro sinal de dor.

Os movimentos dos braços causam rotação interna adução nos ligamentos dos ombros. Isso melhora o alcance nos ligamentos dos ombros e é muito eficaz na gestão de “ombros congelados”.

A compressão e expansão alternadas do peito juntamente com a respiração sincronizada encorajam a inalação profunda e a exalação completa. Isso é, portanto útil em doenças respiratórias e em todas as condições em que uma melhora na oxigenação é necessária, como nos idosos, na fraqueza e fadiga generalizada, nas crianças em desenvolvimento, para melhorar a concentração e eficiência e na depressão.

Kati Chakrasana estimula o peristaltismo, encorajando a comida a descer no trato digestivo. Seu efeito compressivo no estômago, especialmente após beber água pura ou salgada e morna, abre a válvula pilórica situada entre o estômago e intestino delgado. O conteúdo do estômago é empurrado através do intestino delgado, o que permite a descida da comida e dos gases no cólon. Ele alternadamente comprime e relaxa o fígado, a vesícula e o pâncreas, juntamente com os outros órgãos abdominais. Dessa forma, estimula a liberação dos sucos digestivos, melhorando a digestão. A combinação de Tadasana, Tiryaka Tadasana e Kati Chakrasana é efetiva par todos os problemas digestivos.

A alternância de compressão e relaxamento da pressão nos órgãos abdominais melhora a circulação de sangue estagnado, que é espremido para fora e substituído por sangue cheio de nutrientes. O funcionamento geral dos órgãos melhora particularmente os rins, pâncreas e suprarrenais. Kati Chakrasana é, portanto benéfico para pessoas que sofrem de desordens nos rins e de diabetes. Compressão no baço espreme um grande volume de sangue, aumentando o nível de energia e a sensação de bem-estar. A mesma ação de espremer hormônios das suprarrenais é adicionada a este efeito.

Quando realizado numa velocidade moderada a rápida, este Asana proporciona uma disposição de alegria e excitamento devido à mobilização e a liberação de energia Prânica (energia vital). Ele eleva o humor em pessoas que são depressivas, lentas ou arredias.

Grávidas acham a pratica muito útil, pois ela permite a respiração correta, remove a fadiga e pequenas dores, proporciona alívio nas dores nas costas e alivia queimação, constipação, indigestão e formação de gases.

O movimento repetitivo da cabeça e do pescoço pode precipitar vertigens e perda do equilíbrio em pessoas suscetíveis devido a uma superestimulação do labirinto, o aparelho do equilíbrio. Aqueles com pressão alta podem não ser capazes de compensar a pressão sanguínea de momento a momento e podem sentir desmaios ou tonteiras. Pessoas nessas condições devem praticar este Asana lentamente e com cautela.

Kati Chakrasana é um dos Asanas mais populares. Ele pode ser praticado tanto como uma pratica de aquecimento, como com aplicação terapêutica ou como componente de uma Sadhana (prática) pessoal para todas as faixas etárias e condições.


Quer saber mais sobre Tadasana - clique na imagem 


Imagem: BSY


Quer saber mais sobre o Asana Tiryaka Tadasana - clique na imagem


Imagem: BSY

http://www.yogamag.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...