quinta-feira, 15 de junho de 2017

3º DIA INTERNACIONAL DO YOGA - 21 de junho

3º DIA INTERNACIONAL DO YOGA 2017  

Bihar School of Yoga, Munger, apresenta:

Yoga: um Sadhana, um estilo de vida e
 uma  Cultura.


Por ocasião do Terceiro Dia Internacional do Yoga, estendemos nossos cumprimentos a todos os aspirantes de Yoga. Este dia é de especial importância para a tradição Satyananda Yoga, pois marca a realização da visão e da profecia de Swami Satyananda Saraswati, quando, em 1963, proclamou: "O Yoga surgirá como uma poderosa cultura mundial e mudará o curso dos acontecimentos mundiais".

Desde 2015, o Dia Internacional do Yoga tornou-se uma oportunidade para pessoas de todas as partes do mundo, indivíduos de diferentes setores sociais se juntarem no espírito do Yoga e reafirmar seu compromisso com essa antiga ciência. A Bihar School of Yoga apoiou de todo o coração esta expressão global de boa vontade para o Yoga, promovendo programas que inspiram os aspirantes a aprofundarem sua experiência com o Yoga e adotá-la não somente como uma prática física, mas como um Sadhana (prática) progressivo, um estilo de vida harmonioso, uma abordagem holística e uma cultura humanitária.

Progresso do Yoga

O Yoga inicialmente começa como uma prática para o aspirante, um conjunto de técnicas praticadas para satisfazer uma necessidade pessoal. Uma vez que a necessidade é atendida, a associação com o Yoga diminui também. Isso indica uma conexão superficial com o Vidya (conhecimento) do Yoga. No entanto, para aprofundar a experiência do Yoga e colher ganhos maiores, os caprichos e objetivos pessoais devem ser reservados e é preciso lidar com os objetivos e aspirações estabelecidos pelo próprio Yoga, com uma atitude de seriedade, sinceridade e compromisso. Isto é Yoga Sadhana, onde se trabalha com seriedade e paciência para superar os condicionamentos, limitações e negatividades da mente e da personalidade. Um Sadhana sincero e sustentado leva à expressão de atitudes Yoguicas positivas e conscientização nas ações e interações diárias. Começamos a vivenciar o Yoga aos poucos até que transforma em um estilo de vida. Finalmente, esse estilo de vida floresce em um Samskriti, uma cultura, onde os Samskaras (impressões inconscientes) são transformados e a pessoa torna-se um farol de inspiração e orientação para todos.

Em 2013, a Bihar School of Yoga celebrou seu Jubileu de Ouro, nesse momento, anunciou que o primeiro capítulo da propagação do Yoga, que se concentra na prática do Yoga, está completo e os preparativos para o segundo capítulo começarão. O segundo capítulo refere-se ao desenvolvimento de uma compreensão de como aprofundar a experiência do Yoga. De como se conectar com Satyam, Shivam e Sundaram - verdade, auspiciosidade e beleza na vida - e como avançar a prática para o Sadhana e estilo de vida.

A qualidade do estilo de vida está se deteriorando em todo o mundo. Os estressores na vida estão reduzindo as capacidades físicas e psicológicas de cada indivíduo. Se isso não for corrigido, a humanidade definitivamente enfrentará uma crise. A negatividade se tornará desenfreada. Violência, raiva, ciúme, ódio e intolerância se tornarão incêndios violentos. Essa é a sociedade em que vamos viver se não fizermos o esforço de mudar nosso estilo de vida, a mentalidade para corrigir os desequilíbrios do corpo e mente e chegar a um ponto de equilíbrio em nossa vida.

Objetivo do Dia Internacional do Yoga

Ao entrar no Terceiro Dia Internacional do Yoga, deixe o equilíbrio, a harmonia e a equanimidade serem o tema. Apenas uma personalidade balanceada, equilibrada e serena tem força e resiliência para superar o negativo e nutrir o positivo na vida. Essa busca de positividade em todos os aspectos da vida deve se tornar a marca de todos os Sadhakas (praticantes de Yoga) sérios.

No Yoga, a jornada para a positividade é feita pela prática de Yama e Niyama. Eles são os princípios eternos que definem os traços edificantes na vida, representando a culminação do esforço humano para experimentar beleza, paz, bem-aventurança, verdade e expansibilidade da vida.

No programa introduzido no ano passado, os aspirantes foram inspirados e orientados a trabalhar no Yama de Manahprasad, a felicidade e Namaskara, cumprimentando os outros com Bhava. Deixemos um momento para refletir sobre a profundidade do nosso envolvimento no programa do ano passado e sobre o sucesso procedente dele e abordar o programa deste ano com intensidade e sinceridade redobradas.

Nesse ano adicionamos no programa o Yama de Kshama, perdão, e Niyama de Maitri, boa vontade e simpatia. Essas virtudes positivas abrem o caminho para experimentar equanimidade, paz e calma na vida de alguém. Um esforço consciente e sincero para praticar isso transformará o estado da própria mente, bem como o ambiente em torno de si mesmo.

Em apoio ao Dia Internacional do Yoga e ao esforço feito pelas comunidades nacionais e internacionais para promover está prática, a Bihar School of Yoga está inspirando crianças, jovens, mulheres e outros associados do Yoga Mitra Mandals a conduzirem uma sessão de Yoga com práticas específicas em horário determinado no dia 21 de junho. Essas práticas foram especialmente selecionadas pois promovem saúde física, equilíbrio mental e bem-estar emocional. A ideia também é se unir como uma família ou comunidade no espírito do Yoga.


Seu Programa para o
Dia Internacional do Yoga 2017


Das 6h às 7h30min, as pessoas se reunirão nas coberturas, varandas, pátios e outros espaços abertos de suas casas e centros comunitários e realizarão as seguintes práticas:

1. Kaya Sthairyam com foco em experimentar equilíbrio e harmonia no corpo e na mente.
2. Shanti Mantras*:
    Om saha naavavatu.
    Saha nau hunaktu
    Saha veeryam karavaavahai
    Tejasvinaavadheetamastu
    Maa vidvishaavahai
    Om shantih, shantih, shantih
3. Eka Pada Pranamasana (2 vezes);
4. Tadasana (9 vezes) **;
5. Trikonasana, variação 1 (9 vezes);
6. Kati Chakrasana (9 vezes);
7. Kashtha Takshanasana (9 vezes);
8. Nauka Sanchalanasana (9 vezes);
9. Shavasana***;
10. Supta Pawanamuktasana, estágio 2 (9 vezes);
11. Naukasana (9 vezes);
12. Ardha Shalabhasana, variação 1 (9 vezes);
13. Simha Garjanasana (9 vezes);
14. Shashanka Bhujangasana (9 vezes);
15. Shashankasana (estática, por cerca de um minuto);
16. Sheetali / Sheetkari Pranayama (10 vezes);
17. Nadi Shodhana Pranayama 1: 1 (10 vezes);
18. Bhramari Pranayama (10 vezes);
19. Antar Mouna (etapa 2) (5 min.);
20. Meditação de Yama e Niyama (10 minutos).
Por cinco minutos, contemple e desenvolva o Yama de Kshama, perdão; e o Niyama de Maitri, atitude de boa vontade e amizade com os outros.

Kshama: Lembre-se de uma situação do passado que você não perdoou. Até que ponto você está apegado a essa situação? Tente identificar na memória o sentimento que gera em você, seja de dor, raiva, frustração, tristeza ou qualquer outra. Análise esse sentimento para conhecer e compreender a causa raiz de sua falta de perdão. Observe seus pensamentos sobre a outra pessoa nesta situação e conscientemente tente mudar seus pensamentos negativos, concentrando-se em suas qualidades positivas. Agora traga o pensamento de perdão e tente verdadeiramente perdoar a pessoa. Depois de fazer isso, você se sentirá feliz? Você pode sorrir com o pensamento da pessoa, e você está pronto para encontrá-lo com uma atitude de Maitri, boa vontade e simpatia?

Maitri: Esteja atento ao seu sentimento para com os outros quando você interage com eles. Você se mantém fechado ou aberto? Você anda com uma muralha ao seu redor ou está sendo acolhedor? Você irradia hostilidade, amizade ou indiferença? Tente mudar para o estado de Maitri, onde você está aberto para todos, chegue a eles com positividade e deseje-lhes bem-estar e auspiciosidade. Revise mentalmente as situações durante o dia em que você passou ou interagiu com as pessoas e repita-as com o entendimento de Maitri. Resolva praticar o Maitri no dia seguinte e todos os dias e reveja o seu dia para descobrir o quão bem sucedido você é.

21. Cante o Mantra Yogi:
Asato maa sad gamaya
Tamaso maa jyotir gamaya
Mrityor maa amritam gamaya
Sarveshaam svastirbhavatu
Sarveshaam shantirbhavatu
Sarveshaam poornam bhavatu
Sarveshaam mangalam bhavatu
Loka samastaa sukhino bhavantu
Om Shantih, Shantih, Shantih.

Conduza-me da irrealidade para a realidade, da escuridão para a luz, da mortalidade, destruição e transformação para estabilidade, continuidade e eternidade. Que haja abundância, bondade, paz, integridade e um ambiente auspicioso em todos as partes. Que todos os seres se sejam felizes. Paz, paz, paz.

Esse Mantra final é uma resolução e contém a essência dos ensinamentos do Yoga. Representa o objetivo pessoal de alcançar harmonia e equilíbrio na própria vida e o objetivo social de alcançar a todos com o desejo de bem-estar.

 * Aqueles que se sentem desconfortáveis ​​com a vocalização de Mantras não precisam realizar. Podem sentar-se calmamente e concentrar no objetivo do bem-estar geral através do Yoga.

** Nas práticas dinâmicas, a consciência deve ser direcionada ao movimento físico nas primeiras 3 vezes, consciência respiratória nas próximas 3 voltas e consciência do fluxo do Prana (energia) nas últimas 3 vezes.

*** Shavasana pode ser praticado conforme a necessidade do grupo.

Todos os aspirantes do Yoga são aconselhados a seguir as práticas acima mencionadas durante um ano e, no próximo Dia do Yoga, refletir sobre o sucesso e as mudanças experimentadas na qualidade de vida. Esperamos e vibramos para que a inspiração do Yoga permaneça com você e, por sua vez, você seja capaz de ajudar os outros no caminho do Yoga e da vida Yogi.

 Hari Om Tat Sat
Swami Sivadhyanam


NOTAS PARA O PROFESSOR

* As práticas foram escolhidas mantendo em mente o tema de equilíbrio, harmonia e equanimidade, e também a visão do segundo capítulo da Bihar School of Yoga.
  • Os Asanas constituem um programa equilibrado de práticas para induzir vitalidade, saúde e harmonia em todo o corpo. Entre outras coisas, os Asanas cobrem todos os cinco movimentos espinhais (alongamento, flexão lateral, torção, flexão para frente e para trás). Incluem posturas em pé, sentado, deitado e inclinado. Incluem duas práticas, cada uma da segunda e terceira série do Pawanmuktasana para vitalizar áreas importantes do corpo; abdominal e pélvica. Incluem práticas para o equilíbrio físico e sistema nervoso (Eka Pada Pranamasana, alguns outros como Trikonasana e Naukasana envolvendo diferentes graus de equilíbrio), liberando frustração e tensão emocional (Kashtha Takshanasana e Simha Garjanasana) e induzindo tranquilidade (Shashankasana).
  •  Os Pranayamas também são escolhidos por seus efeitos refrescante, tranquilizante e equilíbrio.
  • A prática de Antar Mouna destina-se a liberar tensões mentais e complexos e ao desenvolvimento do Drashta Bhava, atitude de testemunha, para permitir-se olhar objetivamente as deficiências mentais e emocionais.
  • A prática subsequente do Yama de Kshama é um antídoto para a raiva e o Niyama de Maitri de inveja e maldade; dois dos principais adversários da paz mental e equilíbrio.

 * Os praticantes devem ser encorajados a sintonizar-se e também a sensibilizar-se para a dimensão prânica, a fim de aprofundar sua experiência com o Yoga. Para iniciantes pode valer a pena dar uma breve introdução ao Prana, como a energia sutil e vital que permeia todo o corpo. Nas práticas dinâmicas, as últimas 3 execuções foram dedicadas à conscientização prânica. O Prana pode ser imaginado como uma fonte brilhante e pulsante de luz dourada em uma parte particular do corpo, como um fluxo em uma determinada área do corpo, uma sensação de calor ou formigamento, ou qualquer outro sentimento que seja fácil para o praticante de se relacionar. O importante é ter a intenção de conectar-se com o Prana.

* Shavasana pode ser praticado entre os Asanas conforme as necessidades do grupo. Para um grupo normal, o Shavasana pode ser praticado 3 vezes: após Nauka Sanchalanasana (prática 8), Naukasana (prática 11) e Shashankasana (prática 14). Depois de relaxar o corpo em Shavasana, os praticantes devem ser orientados para a consciência da respiração, e a respiração pode ser experimentada nas narinas, abdômen e todo o corpo respectivamente (Nadi Shodhana psíquico).

* Variações mais simples ou mais desafiadoras de alguns Asanas podem ser praticados de acordo com o nível de aptidão física do grupo. Por exemplo, Kashtha Takshanasana pode ser feito na posição em pé para pessoas com dificuldade de agachamento. Supta Pawanmuktasana pode ser praticada uma perna de cada vez. Aqueles que não conseguem sentar-se em Vajrasana, contudo incapazes de realizar Shashankasana, podem tentar Saithalyasana. Eka Pada Pranamasana pode ser mais desafiador levantando os braços acima da cabeça ou fechando os olhos. Da mesma forma, o estiramento lateral em Trikonasana pode ser aprimorado praticando a variação 2 por algumas vezes.

3º  DIY - Coordenador
Bihar School of Yoga


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Abaixo toda a programação em JPG.
Clique na imagem para ampliar








Hari Om Tat Sat


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