Swami Satyasangananda Saraswati |
Por Swami Satyasangananda Saraswati.
Peethadhishwari (guia espiritual) de Rikhiapeeth Ashram.
Nas escrituras, há ênfase
repetida no fato de que não se pode progredir na vida espiritual sem a
orientação de um Guru. De todos os
pontos de vista, isso parece ser uma afirmação lógica. Sem a ajuda de um
professor não podemos aprender ciência, história, geografia, matemática, arte
ou arquitetura. Da mesma forma, para o conhecimento espiritual, devemos aceitar
um Guru.
Muitas pessoas argumentam que
um Guru não é necessário, que o
verdadeiro Guru está dentro de nós.
Isso é verdade. Mas quantos de nós podemos alegar ouvi-lo, entendê-lo ou seguir
suas instruções? Na verdade até duvidamos de sua existência. Nossos conceitos
mentais são limitados e grosseiros. A mente é um tumulto de paixões, desejos e
ambições turbulentas. Em meio a toda essa comoção, como é possível ouvir a voz
do seu Guru, que é a voz do silêncio?
É tão fútil quanto manter uma conversa com uma pessoa que tem dificuldade de
ouvir em uma sala onde uma banda está tocando no volume máximo. Para que essa
pessoa entenda qualquer parte do que você está dizendo, a música deve estar
desligada.
Da mesma forma temos que
desligar o tumulto em nossas mentes, se quisermos compreender o som do silêncio
que pertence ao nosso Guru interior. É
possível fazer isso quando não entendemos os padrões de nossa mente? Não
sabemos porque sentimos ódio, amor, ciúmes, raiva e paixão. Então, como vamos
eliminá-los e parar o barulho terrível que está acontecendo dentro de nós vinte
e quatro horas por dia? De fato, quanto mais tentamos suprimi-lo, mais alto se
torna.
Com o intuito de parar com essa
turbulência interna precisamos de um Guru.
Foi ele quem dominou as leis que governam a mente, o corpo e o espírito.
Somente ele pode mostrar o caminho para transformar os padrões negativos da mente
que estão entre nós e o Guru interno.
É ele quem manifesta nosso Guru interno
como parte de nossa personalidade. O Guru vivo que nos leva para dentro. Ele serve como um detonador
para explodir a grande potência adormecida dentro de nós. Quando isso é feito e
somos capazes de conectar com o eu interior à vontade, então podemos dizer que não
precisamos de um Guru; mas não até
então.
Parece que aqueles que rejeitam
a necessidade de um Guru o fazem por
causa de certos percalços em suas vidas pessoais. Embora possa compreender o ceticismo à luz de suas experiências, não se pode aceitar que sua negação
total não tenha sido feliz por experimentar positivamente essa relação, não é
justificativa para sua rejeição absoluta. Um estudo cuidadoso das vidas e
histórias de pessoas que rejeitaram o conceito de Guru mostrará que isso é verdade.
É um grande erro desviar as
pessoas por causa de suas próprias inseguranças e limitações mentais. Se você
tem reações negativas em suas convivências com um Guru, você pode denunciá-lo e remover essa influência de sua vida.
Mas, você certamente não pode usar essa experiência como uma condenação
universal de todos os Gurus. É
semelhante a um homem cujo casamento falhou, que proclama ao mundo que todas as
mulheres são más e que o casamento é um desastre. Ele estaria impedindo seriamente
a evolução da humanidade.
Muitas vezes, estranhamente, são
as mesmas pessoas que denunciam o Guru
e declaram que a relação Guru-discípulo não é condutora do crescimento mental,
que, com o tempo busca adquirir o status de Guru.
Eles reivindicam iluminação e o poder de transmitir seu conhecimento! Como pode
uma pessoa que não foi capaz de cumprir os requisitos de um discípulo se tornar
um Guru?
Sw Sivananda, Sri Satyananda, Sw Niranjan, Sw Satysang. |
Para ser um Guru, é preciso ser um bom discípulo. É preciso passar pelas dificuldades, dores, provações, insultos e ferimentos que um discípulo encontra. É preciso erradicar o ego e tornar-se tão humilde quanto uma folha de grama que se dobra com o vento. Só então alguém pode florescer como um Guru, não o contrário. Já vimos no passado e nos últimos tempos os perigos que favorecem aqueles que alcançaram o Guruship instantaneamente e não se submeteram à vida disciplinada de um discípulo. Não é apenas no caso de grandes santos que foram iluminados desde o nascimento que sua disciplina não é necessária.
Guru é a luz
guia. Ele pode estar no corpo físico, mas seu espírito sobe alto nos reinos
desconhecidos. São as nossas necessidades, não as dele, que o ligam à terra.
Seus motivos são altruístas, seus desejos vencidos, não tem objetivos e
aspirações. Embora possa parecer a um espectador que ele está muito envolvido e
imerso no que está fazendo, para ele tudo é Maya
(ilusão). Tem a habilidade especial de ser parte de tudo e ainda assim
permanecer fora como testemunha. Ele pode se retirar a qualquer momento.
O Guru é o cumprimento de sua vida. Ele representa pureza, paz, amor
e sabedoria, e assume a responsabilidade de extrair essas qualidades de dentro
de você. É somente quando você se esforça para desenvolver essa parte de sua
personalidade que o Guru se torna uma
necessidade. Todos os outros relacionamentos que você estabelece em sua vida
não podem inspirar ou guiá-lo para o alcance desse objetivo. Assim como a
inocência e a pureza de uma criança influenciam a ser amorosa, bondosa e
gentil, o Guru, através da pureza de
seus motivos, o alimenta a crescer interiormente.
No entanto, alguns de vocês
podem não querer conhecer esse eu interior. As experiências da vida podem não
ter afetado você profundamente e você pode continuar sua busca por felicidade
no mundo externo. Mesmo se for esse o caso, o Guru ainda é uma parte essencial na sua vida.
Você não pode negar que às
vezes sofreu devido à sua incapacidade de lidar com as circunstâncias e crueldades
que acontecem em sua vida. Você pode ter uma enorme riqueza, mas sua saúde
fraca não permite que você aproveite. Você tem filhos, mas eles são vítimas de
drogas, esquizofrenia e insanidade. Você tem um bom trabalho, mas não obtém a
satisfação mental que está buscando. Ou talvez o seu negócio não seja estável. Às
vezes as influências más e negativas de uma pessoa mal intencionada lançam um malefício
em sua família. Seja qual for a maneira como você olha parece uma batalha
perdida.
Swami Sivananda sendo ouvido/Rishikesh/Índia. |
O Guru está lá para cuidar de suas dificuldades práticas e
espirituais. Ele pode curar sua doença. Sua influência positiva pode eliminar
todos os malefícios que estão afetando sua vida. Seus filhos podem não prestar
atenção aos seus conselhos, mas eles certamente o ouvirão. Se o seu negócio
está em jogo, você pode consultá-lo sobre quaisquer perigos iminentes.
O Guru não existe no reino dos sentidos. Ele alcançou a visão
psíquica e seu conhecimento avançou além das limitações de tempo e espaço. Ele
desenvolveu o poder da intuição e, portanto, pode conhecer se
u passado, presente e futuro. Poderes sublimes operam através dele, portanto, a associação com ele, sempre traz bons resultados.
u passado, presente e futuro. Poderes sublimes operam através dele, portanto, a associação com ele, sempre traz bons resultados.
Seu conselho é preciso e seu
julgamento ressoa. Está plenamente ciente dos perigos que podem acontecer com
você e, se você procurar conselho, ele pode avisá-lo com antecedência. Mas,
para entendê-lo, você deve ser receptivo às suas palavras. Você deve tentar
construir um relacionamento duradouro com o Guru,
de modo que, quando precisar, ele irá guiá-lo e protegê-lo.
Independentemente do papel que
você desempenha na vida, seja você rico ou pobre, feliz ou infeliz, saudável ou
doente, velho ou jovem, quer tenha uma consciência evoluída ou não, o Guru tem algo a lhe ensinar. Ele tem uma
mensagem para todos. Mesmo a pessoa que nunca experimentou dificuldades não
pode negar que houve momentos de insatisfação, desespero e a sensação de estar
em um vácuo. É esse vácuo em nossa vida que o Guru preenche.
Hari Om Tat Sat
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