Existem duas maneiras de escolher uma prática de Yoga. Se você está ciente do corpo, da mente e de seus requisitos, você pode escolher uma prática que será adequada para sua condição física e psicológica. Como essa necessidade do corpo pode mudar de dia para dia e de semana para semana, é possível que o Sadhana mude dia a dia e de semana a semana. No entanto, esse é um aspecto muito superficial do Sadhana.
Se você quer se envolver em alguma área mental ou espiritual específica, para isso precisa da ajuda do Guru, para selecionar os Asanas certos e despertar um Chakra específico. Para selecionar o Pranayama apropriado para benefícios cerebrais que liberarão o beta, estimular as ondas teta e delta e selecionar uma prática adequada de meditação que pode não necessariamente estar de acordo com o seu gosto e escolha, mas que é necessária para o seu desenvolvimento posterior. Portanto, a menos que você esteja muito consciente de si mesmo, de sua mente e de suas necessidades psicológicas e psíquicas, a assistência de um Guru é necessária para a seleção daquelas práticas de Yoga que lhe trarão benefícios mentais e espirituais.
Se são apenas práticas superficiais que você deseja fazer, você diz: 'Tenho meia hora e quero fazer um pouco de Yoga. Ok, o que meu corpo precisa fazer? Aqui é um pouco rígido, um pouco de dor ali, um aperto no pescoço, um pouco tenso'. Então você faz as práticas necessárias para rigidez, dor, dor de cabeça e dor de garganta. Estes você escolhe por si mesmo.
Palestra de Swami Niranjanananda para australianos, 1989, Ganga Dharsan.
Hari Om Tat Sat
Nenhum comentário:
Postar um comentário