IMPORTÂNCIA DO GURU
Um professor não é um Guru, e o Guru não é um professor. O significado literal da palavra Guru é ‘aquele que desfaz a escuridão’. Nessa sala há muitas coisas, se você entrar nesta sala à noite, quando estiver muito escuro, procurando por sua chave, você não conseguirá encontrá-la. Então o que você faria? Acenderia uma lanterna, dessa forma conseguirá enxergar em todos os lugares e encontraria o que você procura. O Guru externo é como essa lanterna. Ele desfaz a escuridão. Esta é a ajuda que ele lhe dá.
Essa questão interior é uma questão muito importante na vida espiritual. O que é essa escuridão? Por favor, tenham em mente que eu não estou falando sobre ética ou moral. Quando você consegue ver apenas esse mundo e quando não consegue ver além dele, isso é escuridão. Esse mundo que você vê com seus olhos, com seus outros sentidos e a mente não é o único mundo. Há muitas coisas que existem além disso e que você não pode ver. Há muitas pessoas existindo à sua volta, há belos mundos à sua volta, mas você não consegue ouvi-las. Há muitas outras fragrâncias além destas flores, mas você não pode senti-las. Por que? Porque há escuridão. E, por causa desta escuridão, você é incapaz de experimentar essas sensações sutis e o seu próprio self.
Muitas pessoas não conseguem ver seus pensamentos, suas emoções e seus medos. Essa é sua incapacidade. Se não consegue ver seus pensamentos, como poderá ver a si mesmo?
Portanto, o Guru externo lhe serve como uma lanterna para iluminar o interior de sua mente. Neste estado de mente iluminada, você encontra seu Guru interno. Essa é a importância do Guru.
Extraído do livro Luz no Relacionamento Guru-Discípulo, de Swami Satyansangananda Saraswati,
publicado pelo Satyananda Yoga Center
Hari Om Tat Sat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário