Por Swami Satyasangananda Saraswati
A atitude principal no Karma Yoga é que os Karmas que você realiza na vida têm um propósito, que é lhe ensinar algo e dar-lhe conhecimento sobre si mesmo. Infelizmente, quando você executa Karmas, você não está tão ciente de si mesmo, você está mais ciente do que vai obter com o Karma. Você é orientado para resultados. No Karma Yoga, você deve esquecer o resultado e se concentrar no trabalho que precisa fazer. Quando você se concentra na tarefa, pode fazê-lo corretamente. Karma Yoga é o Yoga da ação e da perfeição em ação. Para se concentrar no que está fazendo, você precisa atingir o isolamento da mente. Sua mente não deve vacilar. O isolamento da mente é Pratyahara, que você pode alcançar até mesmo por meio do Karma Yoga. Você está fazendo a ação no momento e perfeitamente. Então, quando você está focado no que está fazendo, isso é Dharana, e quando você atinge Dharana, isso automaticamente se torna Dhyana. Você atinge o estado de Dhyana ou meditação com os olhos abertos.
Quando você faz ações dessa maneira, o Karma é liberado. Os Karmas que causam raiva, dor, sofrimento e prazer são liberados do corpo causal em um processo não intelectual e, ao mesmo tempo, você não está coletando mais Karmas. Por meio do Karma Yoga você se sente feliz e leve, mas se fizer com raiva e ego, não terá este resultado.
No Ashram, fazemos tudo o que você faz em sua casa, limpar, cozinhar, fazer operações bancárias e atender pessoas doentes. No entanto, não há senso de apego, propriedade e expectativa. Você veio sem nada e irá sem nada. Você vive de dádivas, o ar que respira, a comida que come, as roupas que veste, tudo é um presente da natureza. Aproveite, mas sem a sensação de apego extremo, posse e propriedade. Não precisa renunciar a nada, se mudar de atitude, poderá mudar sua experiência de vida.
O Karma Yoga pode ser aplicado em sua vida, onde quer que você esteja, o que quer que você faça, em relação à sua família, seu trabalho e seus bens. O local de aprendizagem é o Ashram e o local de prática é em seu próprio ambiente, casa e sociedade.
Fonte: www.yogamag.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário