“Assim como o sabão limpa o corpo físico, a prática de Yama limpa a mente de suas impurezas.”
Swami Sivananda Saraswati.
1️⃣ MANAHPRASAD: Felicidade sem causa externa. A felicidade é a nossa verdadeira natureza, isso deve ser realizado conectando-se com o lado positivo da sua personalidade e a beleza da vida.
2️⃣ KSHAMA: Perdão. A capacidade de deixar de lado sentimentos de ressentimento, raiva ou mágoa, limpando a negatividade por meio do perdão e retornando a um estado de felicidade e equilíbrio.
3️⃣ DANTI: restrição mental. A capacidade de esvaziar a mente da negatividade e de viver com contentamento e disciplina interior. Não acumule nada na mente a ponto de resultar em uma explosão externa.
4️⃣ ADWESHTA: Não sentir inveja, ódio, separação e sentimento de divisão. Adweshta significa ter uma visão igual, sem diferenciação.
5️⃣ BHAVA SHUDDHI: Pureza de intenção. Bhava shuddhi é expresso através de Sadvichara, Sadvyavahara, Satkarma, pensamento correto, comportamento correto e ação correta.
6️⃣ SHANTATA: Serenidade e equilíbrio. Manter um estado de equilíbrio em todas as circunstâncias, sem distração ou dissipação. Shantata é experimentado como equilíbrio interno e paz.
➡️ YAMA – de acordo com o dicionário “Sanskrit Glossary of Yogic Terms”, do Yoga Publications Trust, Yama significa autorrestrições ou regras de conduta que tornam as emoções tranquilas; princípios morais universais ou disciplinas éticas que transcendem credo, país, idade e tempo; restrição, tolerância, autocontrole.
🔎 Fonte: Extraído do livro "Transforming Krodha" – Swami Ratnashakti Saraswati.
Hari Om Tat Sat
Nenhum comentário:
Postar um comentário