Relação Guru-Discípulo
Swami Niranjanananda Saraswati - Ganga Darshan, 15 de maio de 1996.
Muitos tipos diferentes de relacionamentos Guru-discípulo foram definidos. Praticamente, é importante acreditar em apenas um e esse é um relacionamento de coração para coração. Se você pode seguir isso, não precisa se preocupar com mais ninguém. Para desenvolver um relacionamento de coração para coração, é importante que primeiro você se conscientize de suas próprias idiossincrasias e natureza. Falando de experiência pessoal e prática, vi que os discípulos transformam seu Guru em uma lixeira e esperam que o ele se torne um trabalhador de milagres, ou o Guru representa o epítome da moralidade e espiritualidade, ou o guru se torna uma pessoa de papelão. Não concordo com nada disso.
Guru não é uma pessoa sobre quem você pode despejar todo o seu impureza. Guru é uma pessoa que inspira você a liderar sua vida de maneira criativa, eficiente e eficaz, para que haja desenvolvimento da autoconsciência, o que posso fazer, o que não posso fazer, como posso ser, como não ser, o que é certo, o que é errado, como entender as atitudes e os conceitos de outras pessoas e como não impor nossos próprios egos e ambições. Essa é a base do ensino do Guru.
Parte da palestra "A Relação Guru-Discípulo", realizada por Swami Niranjanananda Saraswati, em 15 de maio de 1996, Ganga Dharshan, Índia.
Fonte: www.yogamag.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário