terça-feira, 23 de junho de 2020

RENÚNCIA E DESAPEGO - POR SWAMI SATYANANDA SARASWATI


Renúncia e desapego

A palavra Sannyas vem do sânscrito 'Samnyas': deriva de duas raízes: sam - completo, total, e nyasa- abandono, deixar de lado. É a maneira de desenvolver a criatividade, atenção e consciência dos estágios mais altos e das possibilidades da vida humana. O ideal de Sannyas é o abandono eficiente dos apegos materiais, emocionais e intelectuais, para que as situações da vida possam ser vistas com clareza e usadas para aumentar a conscientização e a compreensão. É uma maneira de desenvolver a criatividade, atenção e consciência dos estágios mais altos e das possibilidades da vida humana.

Sem renúncia e desapego, nunca se pode ver o mundo objetivamente como ele é. Somente quando liberto da autoidentificação, desejos e ambições pessoais, o mistério da vida pode começar a ser desvendado, para que se comece a perceber a realidade subjacente escondida sob as aparências do mundo. Somente esse conhecimento, e nada mais, pode lhe trazer segurança e tranquilidade.

A renúncia é uma ação externa simbólica, o ato de deixar para trás os objetos e hábitos que ligam o indivíduo a um padrão de vida em que a consciência não pode ser liberada e os níveis mais altos de consciência não podem ser desenvolvidos e sustentados. O desapego é essencialmente uma atitude interior. É o rompimento da escravidão da mente a posses, pessoas e propriedades. Renúncia e desapego não podem realmente ser considerados separadamente, porque não podem existir independentemente um do outro. Eles são como os dois lados de uma moeda.

Hari Om Tat Sar

Fonte: www.yogamg.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...